Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Um sonho de Natal na ponta dos pés

Cena de versão d'O Quebra Nozes apresentada em outra edição.
Foto: divulgação.
Em 21 de dezembro, sob a coordenação de Lúcia Teixeira, os projetos sociais “Dança e Cidadania” e “Talentos da Dança” retornam ao Teatro Castro Mendes, em Campinas, com o ballet natalino O Quebra Nozes. Este ano, o espetáculo conta com a participação especial do bailarino Carlos Santos, que cresceu profissionalmente dentro dos projetos, no papel do Príncipe Quebra-Nozes.

O bailarino, contratado pela companhia South African Ballet Theatre – principal companhia de ballet da África do Sul –, volta ao Brasil especialmente para o espetáculo e fará par com a bailarina Priscilla Yokoi, que interpreta Clara, protagonista deste mágico conto de Natal.

Os projetos sociais comandados por Lucia Teixeira colecionam trajetórias de sucesso de seus bailarinos, que tiveram a oportunidade de conhecer a dança clássica ainda crianças. Vários jovens conquistaram uma carreira profissional com a bagagem adquirida. Neste espetáculo, duzentas crianças e adolescentes irão participar da apresentação. “Estamos muito felizes em poder voltar ao Castro Mendes, que é um espaço muito especial para esse tipo de apresentação que requer vários cenários. Tenho certeza que o público vai se encantar com a história, o cenário grandioso e os figurinos impecáveis”, encanta-se Lucia.  

O Quebra-Nozes é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um boneco quebra-nozes como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão. Neste momento, o boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir daí, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e vê que foi tudo não passou de um sonho.

Sobre o projeto
No Projeto Dança e Cidadania, crianças e jovens com idade entre 7 e 20 anos, alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade praticam aulas ministradas por profissionais da área de dança, realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas. Os alunos recebem todo o material necessário para as aulas – malha, sapatilhas e meias –, além dos figurinos para as apresentações. O projeto é uma oportunidade oferecida às crianças talentosas que não têm dinheiro para frequentar uma academia e tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura ou do ProAC do Governo do Estado de São Paulo.

Já o Projeto Talentos da Dança, que forma a Companhia de Dança de Campinas, tem 25 jovens talentosos bailarinos entre 12 e 26 anos, muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia. Criado para profissionalizar alunos que começaram no Projeto Dança e Cidadania, os projetos também patrocinam o transporte de ônibus dos adolescentes de casa até a academia onde fazem pelo menos 3 horas de aula todos os dias, além do uniforme completo e figurinos para os espetáculos apresentados no final do ano.

Entre os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, Lucia destaca a questão de “proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização”. Atualmente os projetos atendem a cerca de 350 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu.

Serviço
O Quebra-Nozes
Data: 21 de dezembro 2015
Horário: 17h30 e 20 h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas/SP
Telefone: (19) 3272-9359
Ingresso: R$20,00

Ficha Técnica
Príncipe Quebra-Nozes: Carlos Santos
Clara criança: Larissa Coelho
Clara adulta: Priscilla Yokoi
Padrinho da Clara: Edson Antunes
Cenografia: José Roveratto
Iluminação: Mirella Brandi
Figurino: Hugo Marinelli, Elisete Spadaccia e Gláucia Pisciotta
Direção Artística: Rosana Presente
Direção Geral: Lucia Teixeira.

Nenhum comentário: