Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sinfônica apresenta concerto gratuito no Campo Belo neste domingo

O maestro Helder Trefzger. Foto: Blog Biografias Sinfônicas.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta um concerto neste domingo, 6 de dezembro, às 17 h, na praça de esportes do Jardim Fernanda, na região do Campo Belo, em Campinas. A regência será do maestro convidado Helder Trefzger, titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

As músicas do programa são de repertório clássico e popular, todas bem conhecidas do público em geral. Entre os clássicos, serão apresentadas obras de Brahms, Bizet e Tchaikovsky.  Do popular serão apresentadas músicas de carnaval, samba, choro e frevo de compositores como Pixinguinha, Ary Barroso, Tom Jobim e outros.

O concerto no Jardim Fernanda faz parte do programa “Sinfônica nos Bairros”, no qual a Orquestra se apresenta, gratuitamente, em bairros da cidade. O objetivo é democratizar o acesso à Orquestra – considerada um patrimônio artístico e cultural de Campinas – e popularizar a música sinfônica com o repertório de compositores nacionais e internacionais.

No programa “Sinfônica nos Bairros”, a Orquestra se apresenta em bairros, em locais como parques, igrejas, escolas e campos de futebol, entre outros, desde que tenha espaço para uma estrutura física apropriada.

Maestro convidado
Helder Trefzger é diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. É Mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e as sinfônicas de Porto Alegre, Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso, Brasília, Bahia e Paraíba, entre outras. Dirigiu ainda a Orquestra Artave (Portugal), a Sinfônica Nacional da Bolívia, a Sinfônica Nacional do Paraguai, a New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil (Almub).

Orquestra Sinfônica de Campinas
A temporada 2015 consolida a trajetória da Orquestra Sinfônica Municipal como principal aparato cultural de Campinas e região, com uma sólida programação de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares, nas mais variadas regiões da cidade. A Orquestra Sinfônica tem como maestro titular e diretor artístico Victor Hugo Toro e o diretor administrativo é Rodrigo Morte.

Programa
Prelúdio de "Carmen", de Georges Bizet
Polonaise de "Eugene Onegin", de Tchaikovsky
Dança Húngara, de Brahms
Chovendo na Roseira, de Tom Jobim (arr: Bruno Santos)
Brasil Bossa Nova (arranjo de Luis Vanderlei Rocha, sobre temas de Tom Jobim)
Roda de Choro, de Renato Goulart
Carinhoso, de Pixinguinha (arranjo de Bruno Santos)
Cancioneiro Brasileiro (arranjo de Fernando Morais sobre temas de Luiz Gonzaga)
A Baixa do Sapateiro, Ary Barroso (arranjo de Antonio Paulo Filho)
Frevo, Ernani Aguiar
Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu (arranjo Luís Vanderlei Rocha)

Programa “Sinfônica nos Bairros”
Data: 6 de dezembro, domingo
Horário: 17 h
Local: Praça de esportes do Jd. Fernanda - Rua Dib Zogaeb, s/nº, Jd. Fernanda, Campo Belo.

Nenhum comentário: