Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Grupo ‘Os Geraldos’ encerra 2015 com turnê no Nordeste

O grupo Os Geraldos encerra 2015 levando o nome de Campinas e da Unicamp (onde seus integrantes se formaram e desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado) a Campina Grande (PB) e Maceió (AL), a partir desta sexta-feira (4), com o espetáculo O Último Sarau - uma peça de corpo presente e oficinas teatrais.

A Campina Grande, dentro da programação do Festival Atos – do qual participarão grupos de todo país e um da Bélgica –, o grupo levará as oficinas A Poesia do Ator, ministrada pelo ator Douglas Novais, que traz a leitura de A Poética, de Aristóteles, sob a perspectiva do ator, no dia 4, das 17 h às 18h30 e a oficina Tchekhov: do texto à interpretação, ministrada pelas atrizes Carolina Delduque e Paula Guerreiro, com exercícios cênicos a partir do legado do escritor russo, no dia 6, das 14 h às 17 h. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Em Maceió (cidade-natal da atriz Marina Milito, que compõe o grupo), serão realizadas duas apresentações no Teatro Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, nos dia 8 e 9 (terça e quarta-feira), às 19h30.

É a quarta turnê que o grupo realiza no Nordeste: em 2011, apresentou a comédia, com inspiração circense, Números, em Maceió, Recife e Campina Grande; em 2012, a comédia musical Hay Amor!, nessas mesmas cidades e, em 2013, alguns integrantes do grupo ministraram oficinas teatrais em Maceió e Recife. Neste ano, o espetáculo que viaja é O Último Sarau - uma peça de corpo presente, com direção de Roberto Mallet. Na peça, um grupo de artistas se reúne para realizar um sarau em homenagem a um artista falecido, deixando que se revelem, entre poemas e canções, as relações entre esses personagens. A obra é marcada por uma produção artística menos sujeita a interferências estilísticas e transformações vanguardistas, refletindo, com mais ingenuidade e menos rebuscamento, as particularidades dessas comunidades, das quais é emblemático o sarau lítero-musical. “É um espetáculo com muita música e poesia, que nos traz de volta referências artísticas que, embora esquecidas, compõem nossa tradição cultural”, afirma Douglas Novais, ator e coordenador do grupo.

A turnê no nordeste encerra um ano de intensa atividade do grupo. Foi realizado, com patrocínio por meio da Lei Rouanet, o primeiro ano do Curso de Formação de Atores d'Os Geraldos, com uma proposta pedagógica inédita na região, ao unir a formação artística ao desenvolvimento de habilidades de gestão cultural. A sede do grupo, durante três noites por semana, ficou tomada de alunos, que apresentaram, na última semana, seu espetáculo de conclusão de curso, Rosa de Cabriúna, de Luiz Alberto de Abreu.

Concomitantemente às atividades pedagógicas, o trabalho artístico iniciou 2015 com a participação no festival Janeiro Brasileiro da Comédia, em São José do Rio Preto, com o espetáculo O Último Sarau e manteve constância na circulação dessa obra – que teve sua estreia em agosto de 2014 –, com a realização do Circuito Cultural Paulista, enquanto já começava a se encaminhar um novo processo criativo.

Com a direção de Arman Saribekyan, ator do Théâtre du Soleil desde 2009, o grupo fez uma pré-estreia, em julho deste ano – após três meses de trabalho –, do espetáculo O Drama e Outros Contos de Tchekhov, constituído por quatro contos do escritor russo: O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista, adaptados do russo. Nesses contos, o dramaturgo propõe situações ambíguas que revelam, em seus personagens, faces escondidas de nós mesmos e levam o público, por meio de narrativas simples, a rir, emocionar-se e refletir sobre sua própria existência.

No segundo semestre, com patrocínio por meio da lei de incentivo ProAc ICMS, o grupo realizou o projeto Aos Arautos da Arte, que circulou por Sumaré, Itu, Tatuí e Campinas e homenageou, em cada uma dessas cidades, um artista falecido que tenha contribuído, sensivelmente, com o desenvolvimento da cultura municipal. Homenageando, em Campinas, o ator Edgar Rizzo – fundador da escola e grupo Téspis, que atua no município há mais de 40 anos –, foi realizado o mesmo conjunto de ações nas quatro cidades: apresentações do espetáculo O Último Sarau, exposição audiovisual sobre a vida e a obra do artista homenageado e uma mesa de bate-papo, com amigos, familiares e parceiros de trabalho sobre o contributo desse "Arauto da Arte".

Por fim, de 18 a 22 de novembro, o grupo realizou, em conjunto com a Prefeitura de Campinas, a Mostra Guanabara de Teatro, que contou com 11 eventos culturais, entre espetáculos, mesa de bate-papo e exposição. Ao todo, o grupo se apresentou em 13 cidades, estimando ter atingido um público de cerca de 3 mil pessoas.

Histórico do grupo
Os Geraldos já passaram por mais de 40 cidades em apresentações que percorreram nove estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.

O primeiro trabalho do grupo foi o espetáculo Números (2007), criação dramatúrgica coletiva de esquetes com inspiração clownesca e direção de Roberto Mallet. Desde então, encanta e emociona os públicos que o recebem, tendo conquistado vários prêmios, como o de melhor espetáculo, no Festival de Teatro da Região Metropolitana de Campinas (2008), que foi o primeiro de que participou e os de melhor espetáculo, melhor conjunto de atores e melhor figurino no 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), em 2011. Valendo-se de uma potência evidente do espetáculo, o grupo criou o Números para Crianças (2011), uma adaptação próxima à versão original que parte da atmosfera lúdica que lhe é característica para atingir diretamente o público infantil.

Em 2009, estreou seu segundo espetáculo, Hay Amor!, com direção coletiva, que trata da necessidade humana de não estar só, em uma criação dramatúrgica coletiva sobre a relação amorosa do homem, que, por conviver com a instantaneidade do mundo virtual, vê-se imerso em um universo de laços a curto prazo e relacionamentos a distância. O espetáculo já conquistou, além da aclamação do público, importantes prêmios, como no 14º Festival International Du ThéâtreUniversitaire d’Agadir (Marrocos), em que recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio máximo do festival e no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR), que lhe rendeu seis prêmios, incluindo Melhor Texto Original e Melhor Espetáculo. O repertório se ampliou com a estreia, em agosto de 2014, do espetáculo O Último Sarau, que agora parte em turnê para o Nordeste e, em julho deste ano, do seu quarto espetáculo, O Drama e outros contos de Anton Tchekhov.

Nenhum comentário: