Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sinfônica de Campinas apresenta concerto gratuito no Parque Dom Bosco

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta um concerto especial neste domingo, 22 de novembro, às 17 h, no Parque Dom Bosco, no bairro Vida Nova. A apresentação terá regência do maestro titular Victor Hugo Toro e, como convidado, o tenor Richard Bauer. A entrada é livre e gratuita.

O maestro selecionou diversas composições conhecidas para o programa. Serão executados trechos do Il Guarany, do compositor e maestro campineiro Antonio Carlos Gomes; La Bohème, Tosca e Turandot, de Giacomo Puccini; Suíte nº 1 de Carmen, de Georges Bizet; O Barão Cigano, de Johann Strauss; I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo e a abertura da Cavalleria Ligera, de Franz von Suppé. Segundo o maestro Toro, o programa traz um pouco de várias obras conhecidas do grande público. “São árias de óperas e operetas famosas. Além disso, teremos como convidado o renomado tenor brasileiro Richard Bauer. Será um concerto maravilhoso, o público vai gostar”, diz o maestro.

O concerto no Parque Dom Bosco, no Vida Nova, faz parte do programa Sinfônica nos Bairros, no qual a Orquestra se apresenta, gratuitamente, em bairros da cidade. O objetivo é democratizar o acesso à Orquestra – considerada um patrimônio artístico e cultural de Campinas – e popularizar a música sinfônica com o repertório de compositores nacionais e internacionais.

O Parque foi inaugurado no dia 23 de agosto deste ano. Tem uma área de 200 mil metros quadrados, antes degradada. O bosque conta com oito lagos, duas pistas de caminhada, sete campos de futebol, duas quadras poliesportivas, pista oficial de skate, campos de malha e de bocha, além de duas academias ao ar livre, parquinhos para crianças e oito quiosques cobertos para piquenique.

Sobre o tenor convidado
Richard Bauer é natural de São Paulo. Começou a atuar em óperas em 1996. Participou de peças como Aida, Nabucco, La Traviata e La Forza del Destino, entre outras do compositor Giuseppe Verdi; Madame Butterfly, Tosca, La Bohème, Il Tabarro, Turandot e Manon Lescaut, de Puccini; I Pagliacci, de Leoncavallo; Cavalleria Rusticana, de Mascagni; Carmen, de Bizet, Norma, de Bellini; Il Guarany, Lo Schiavo e Fosca, de Carlos Gomes.

 Atuou nos maiores palcos brasileiros, como o Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas (Manaus), Teatro da Paz (Belém) e Teatro Municipal José de Castro Mendes, de Campinas. No exterior, já esteve em grandes teatros da Itália, do Uruguai, da Argentina, da Colômbia, do Japão e da Coreia do Sul, entre outros.

Programa
V. Suppe: Cavalleria Ligera, abertura
C. Gomes: Il Guarany - Vanto io Pur
G. Puccini: La Bohème - Che Gelida Manina
G. Bizet: Suíte N° 1 Carmen (Prelude – Aragonaise – Toreadors)
R. Leoncavallo: I Pagliacci - Vesti la Giubba
G. Puccini: Tosca - E Lucevan le Stelle
J. Strauss: O Barão Cigano - abertura
G. Puccini: Turandot - Nessun Dorma

Richard Bauer, Tenor
Victor Hugo Toro, Regente

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data: 22 de novembro, domingo
Horário: 17 h
Local: Parque Dom Bosco - Av. Comendador Emílio Pieri, s/nº, Vida Nova, Campinas/SP
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: