Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os Geraldos e Prefeitura de Campinas realizam mostra de teatro gratuita

O grupo de teatro Os Geraldos, em conjunto com a Prefeitura de Campinas, promove a Mostra Guanabara de Teatro entre os dias 18 e 22 deste mês, com programação voltada para o público geral. Ao todo, serão 11 eventos culturais – espetáculos adultos e exposição e mesa de bate-papo sobre um artista campineiro – no CIS Guanabara e terão entrada gratuita.

Abrindo a programação, na quarta e na quinta-feira (18 e 19), às 20 h, será apresentada a peça A Rosa de Cabriúna, de Luís Alberto de Abreu, pelos alunos do Curso de Formação de Atores, como trabalho de conclusão de curso. No espetáculo, as sete filhas do Seu Zé Inácio moram com ele em sua fazenda, mas planejam não morar lá por muito mais tempo: desejam se casar e, nessa busca pelo matrimônio, muita confusão acontece na cidade de Cabriúna.

O Curso de Formação, ministrado pelos atores d’Os Geraldos durante sete meses, buscou, por meio de reduzida mensalidade e bolsas de estudo para alunos de baixa renda, ampliar o alcance social da formação artística, além de oferecer uma proposta de formação inédita na região: a de um ator-gestor, ao incluir na grade a disciplina de Gestão Cultural.

Na sexta-feira (20), a Mostra receberá três grupos de Tatuí, cada um com um espetáculo. O primeiro deles, às 17 h, será Devaneios Poéticos em Cenas do Agreste, do grupo Pesquisa em Cena. A peça narra a história de um casal de lavradores que descobre o amor e atravessa o nordeste para vivê-lo, até a morte de um dos dois. Sofrendo pela perda e sem entender a dimensão de seus atos, a esposa sente na pele as consequências da intolerância do povo daquela vila que os acolhera.

O segundo espetáculo, às 19 h, será Auto da Paixão e da Alegria, do Grupo Sete Chaves. Nele, quatro narradores de uma trupe mambembe se multiplicam em diversos personagens para contar trechos da passagem de Cristo na Terra.

O último espetáculo é da Cia. Atores em Conserva e será às 21 h. A peça Cordel do Amor sem Fim retrata a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, na Bahia. A família feminina vê sua rotina mudada quando a irmã mais nova, Teresa, apaixona-se por um viajante e transforma a vida de todos em uma infindável espera.

 No sábado (21), é a vez do Grupo Tempo, de Campinas, apresentar o sarau Shakespeare de Lembrança, às 17 h, que traz à tona o universo e obra de William Shakespeare. Tocando músicas da época, recitando seus poemas e apresentando cenas de suas mais importantes peças, apresenta a obra deste grande dramaturgo de uma forma simples e singela, como era em sua época.

Ainda no sábado, Os Geraldos apresentam, às 20h30, a peça O Último Sarau – uma peça de corpo presente.  Neste espetáculo, a morte do diretor artístico do Grupo Arte & Vida, que por trinta anos promoveu saraus, peças e eventos culturais em uma pequena cidade, é ocasião para um último sarau com a sua presença. Poemas, canções e cenas que fizeram parte da história do grupo são apresentados em uma despedida alegre que, ao evocar memórias e afetos, conduz a uma reflexão sobre a vida, o amor e a arte.

Esta apresentação faz parte do projeto Aos Arautos da Arte em Campinas, aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ProAC/ICMS e que visa à circulação desse espetáculo, além de uma homenagem a um artista local. No caso de Campinas, o artista homenageado será Edgar Rizzo, importante figura do cenário cultural campineiro, fundador do Grupo Téspis, que faleceu em junho deste ano. Ainda em homenagem ao artista, será realizada, no domingo (22), às 15h30, a mesa de bate-papo “Aos Arautos da Arte”, na qual será apresentado um pouco sobre sua vida e obra. Além disso, durante toda a programação da Mostra, haverá a exposição “Aos Arautos da Arte”, com fotos, textos e matérias sobre este importante artista.

Também no domingo, às 17 h, o Grupo Fratri Alateri apresentará o espetáculo Vem buscar-me que ainda sou teu, de Carlos Alberto Soffredini, que conta uma história de amor, traição e ambição que acontece em uma trupe de teatro, dirigida por uma senhora caracterizada como Mãezinha.

O espetáculo O Último Sarau – uma peça de corpo presente fecha a programação da Mostra, às 20 h.

Serviço
Mostra Guanabara de Teatro
CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas
De 18 a 22/11 – Exposição Aos Arautos da Arte, em homenagem a Edgar Rizzo
Dias 18 e 19/11 (quarta e quinta-feira)
20 h – Rosa de Cabriúna – Alunos do Curso de Formação de Atores
Dia 20/11 (sexta-feira)
17 h – Devaneios Poéticos em Cenas do Agreste (Pesquisa em Cena)
19 h – Auto da Paixão e da Alegria (Grupo de Teato Sete Chaves)
21 h – Cordel do Amor sem Fim (Cia de Atores em Conserva)
Dia 21/11 (sábado)
17h – Shakespeare de Lembrança (Grupo Tempo)
20h30 – O Último Sarau – uma peça de corpo presente – Os Geraldos
Dia 22/11 (domingo)
15h30 – Mesa Aos Arautos da Arte, em homenagem a Edgar Rizzo
17 h – Vem buscar-me que ainda sou teu (Grupo Fratri Alateri)
20 h – O Último Sarau – uma peça de corpo presente – Os Geraldos

Toda a programação é gratuita. Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo.
Mais informações: (19) 3327-1605 - www.osgeraldos.com.br.

Nenhum comentário: