Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Almanaque Café apresenta Kay Lyra e Maurício Maestro na próxima 5ª

Crédito da foto: Cassia Fajardo.
Inédito em Campinas, o bar/restaurante Almanaque Café apresenta o show de Kay Lyra – filha de Carlos Lyra, um dos mais importantes nomes da Bossa Nova – e Maurício Maestro, compositor, arranjador e fundador do grupo Boca Livre, na próxima quinta-feira (12). No repertório, clássicos da Bossa Nova e novas leituras de antigos sucessos. Também estão presentes canções do repertório do Boca Livre, bem como composições próprias que fazem parte dos CDs solo de Kay Lyra e Maurício Maestro, além de novas composições ainda inéditas.

Desde cedo, Kay Lyra aprendeu a caminhar entre as melodias e harmonias que deram beleza ao ritmo sincopado da bossa. Além de conhecer como ninguém o repertório do pai, Kay percorre com desembaraço os espaços abertos por Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e tantos outros. Mas nem só a saudade dos tempos áureos da Bossa Nova move a inspiração de Kay. Em suas próprias composições, a artista abre uma nova frente em direção a uma mistura instigante entre a bossa e o folk, herança que traz de sua mãe, Kate Lyra, nascida em Bisbee, no Arizona. Mas essa dupla cidadania de Kay, também musical, não trai em nenhum momento as profundas raízes brasileiras que compõem seu universo.

Kay lançou seu primeiro CD, Influência do Jazz, no Japão. Nesse CD, faz a releitura de algumas músicas do pai, Carlos Lyra, como a própria canção que dá título ao disco. Também se destaca a versão bossanovista de Ne Me Quitte Pas, de Jacques Brel. Seu segundo álbum, lançado apenas no Brasil, tem curiosamente um nome japonês, Kandagawa, também título de uma das canções do álbum.

Participou do filme Coisa Mais Linda, documentário de Paulo Thiago sobre a Bossa Nova, com Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Leny Andrade, Wanda Sá e Os Cariocas, entre outros. Após quatro anos atuando em Nova York, com passagens pela França, Canadá, México e Panamá, Kay acaba de regressar de sua primeira turnê ao Japão, onde foi a principal atração do Festival de Musica Brasil - Japão.

Crédito da foto: Juka Filho​.
Maurício Maestro começou sua carreira com outro grupo vocal, Momento Quatro, que teve como um dos pontos altos a interpretação de Ponteio, ao lado de Edu Lobo, no Festival da Record de 1967. Com o fim do grupo, Maurício se dedicou aos arranjos e ao contrabaixo. Colaborou com inúmeros artistas da nossa música, como Milton Nascimento, Marcos Valle, Edu Lobo, Tom Jobim, Dori Caymmi, Toninho Horta e Luiz Eça, entre outros.

Maurício também vem desenvolvendo o seu lado de compositor, sozinho ou em parcerias com Joyce (Mistérios, Clareana, Todos os Santos), Kay Lyra (The Night Will Fall) e, recentemente, Marcos Valle (Amizade, música que dá nome ao recém lançado álbum do Boca Livre). Maurício gravou dois CDs nos últimos anos para o selo londrino Far Out Recordings, com a colaboração do grande percussionista Naná Vasconcelos e participação vocal de Kay Lyra. Com Kay, Maurício tem feito um trabalho de arranjos e direção musical nos últimos 10 anos, com shows no Brasil e no exterior.

Serviço
Show de Kay Lyra e Maurício Maestro
Quando: 12 de novembro (quinta-feira)
Horário: 21 h
Onde: Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo – Campinas/ SP).  Telefone: (19) 3249-0014
Couvert Artístico: R$40,00
https://www.youtube.com/watch?v=DF4j8zEE-mY.

Nenhum comentário: