Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

“Senninha no Mundo das Palavras Encantadas” realiza 12 apresentações em escolas públicas de Indaiatuba

No período de 26 de outubro a 4 de novembro, mais de 1700 crianças de cinco escolas públicas de Indaiatuba vão conferir ao vivo a história Senninha no Mundo das Palavras Encantadas. Patrocinado pela RIP Serviços Industriais, o projeto envolve sessões de contação da história, além de um livro infantil. Serão realizadas, ao todo, 12 apresentações, com distribuição total de 750 livros e mais 125 obras em braile para as escolas.

Senninha no Mundo das Palavras Encantadas é um projeto que mostra a importância da leitura e da cultura como instrumentos de inclusão social, através de uma história que busca transmitir valores como respeito, amor, gentileza e solidariedade ao público infantil.

Um ator-narrador apresenta o enredo às crianças, que tem o menino Senninha como figura principal. Criado em 1994, o personagem foi lançado por Ayrton Senna para transmitir ao público infantil alguns de seus valores, como determinação, a vontade de vencer e o orgulho de ser brasileiro.   

Na história, Senninha é um menino de seis anos que quer ser piloto de Fórmula 1. Aos domingos, o garoto costuma disputar provas de corrida na minipista do bairro, graças à ajuda de seu amigo Neco, um grande inventor, que criou um carro para Senninha usando materiais reciclados. O menino Braço Duro também gosta de pilotar e vencer, mas, diferente de Senninha, não respeita os adversários e planeja várias trapaças para ganhar uma corrida. Seu mais novo plano envolve uma máquina maluca que congela todas as pessoas educadas e que usam palavras gentis. Empenhados em conter as maldades de Braço Duro, Senninha e sua turma de amigos vão enfrentar muitos desafios. Amizade, gentileza e as ‘palavras mágicas’ serão suas grandes armas.  Essas palavras mágicas, como obrigado e por favor, entre outras, além de decisivas na história do livro, também serão apresentadas durante as contações de histórias, estimulando os alunos a pensarem sobre noções de gentileza e respeito ao próximo.

As sessões gratuitas nas escolas públicas de Indaiatuba têm patrocínio da RIP Serviços Industriais, por meio da Lei de Incentivo Rouanet, com produção da D’Color Produções Culturais e Apoio Cultural do Instituto Ayrton Senna, Thelia Produções, Pró Visão e Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba.

Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna trabalha há mais de 20 anos na melhoria da educação pública do Brasil, pois acredita que o futuro do País começa hoje na escola. A organização defende que todas as crianças e jovens tenham direito à educação integral, que os prepara para os desafios do Século 21. E, para concretizar este objetivo, pesquisa e produz novos conhecimentos em pedagogia, gestão educacional e avaliação e articulação e os transforma em soluções educacionais inovadoras que são levadas para as redes públicas, nos ensinos fundamental e médio, em larga escala. Anualmente, beneficia 1,8 milhão de estudantes e forma 65 mil educadores em cerca de 700 municípios de 19 Estados de todas as regiões do Brasil.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que nasceu do desejo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna de proporcionar a crianças e jovens do Brasil a oportunidade de se desenvolverem plenamente e poderem traçar um futuro de sucesso. O site do instituto é www.institutoayrtonsenna.org.br.

Serviço
Senninha no Mundo das Palavras Encantadas
Sessões de contação de história gratuitas em 5 escolas públicas de Indaiatuba:
26/10/2015 – Prof. Doardo Borsari (Bairro Videira) – 9 h e 14 h
27/10/2015 – Profª Maria Albertina (Jardim Aldrovandi) – 10h30 e 13 h
28/10/2015 – Prof. Wladimir Olivier (Jardim Oliveira Camargo) – 9h30 e 13h30
29/10/2015 – Prof. Welligton Lombardi (Vila Maria) – 10 h e 13h15
03 e 04/11/2015 – Profª Elisabeth L. C. Sigrist (Jardim Morada do Sol) – 10h30 e 15h30
Realização: D’Color Produções Culturais - Telefone (19) 3256-4500 - www.dcolor.art.br
Patrocínio: RIP (Projeto viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal Rouanet)
Apoio Cultural: Instituto Ayrton Senna, Thelia Produções, Pró Visão e Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba.

Nenhum comentário: