Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Salto recebe espetáculo circense “Rudá, um sonho real”

Divulgação.
A Teatro GT traz para o interior do estado de São Paulo o espetáculo circense Rudá, um sonho real. Dia 16 de outubro (sexta) na Sala Palma de Ouro, em Salto.

Sinopse
Amarelinha, esconde-esconde, pião e pipa; dias que não tinham fim. As crianças brincavam na rua até o anoitecer, sem pressa, sem compromisso e infância era sinônimo de brincadeira. Foi essa brincadeira que inspirou a criação do primeiro espetáculo circense do diretor Gustavo Lobo, da Cia. Rudá, de Santos. Após realizar dois meses de temporada com grande sucesso no teatro Oi Casa Grande, na Zona Sul do Rio, Rudá: Um sonho real entra em intensa viagem pelas grandes cidades (Belo Horizonte, Salvador, Recife, Aracaju, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília, entre outras) do Brasil até o final do ano.

O tema é desenvolvido através da união da dramaticidade do teatro com a sutileza da acrobacia aérea, a suavidade da dança e um intenso trabalho atlético e corporal, todos os ingredientes que resultam da experiência de dez anos de trabalho de Gustavo Lobo com companhias internacionais, como o Cirque Du Soleil, Cirque Eloize e Teatro Sunil, entre outras.  A narrativa é conduzida por oito personagens que contam a riqueza de suas lembranças e o quanto era divertido um simples jogo de taco até a hora do jantar, remetendo à época que não éramos perseguidos pelo relógio. O espetáculo propõe ao público um resgate de uma infância remota, fazendo um contraste entre as gerações das brincadeiras que tomavam conta das ruas e as virtuais que não precisam sair de casa, quando ainda se tem tempo para brincar.  E, assim, mergulhar em uma viagem no tempo.

A Companhia Rudá
Foi a concretização do sonho do diretor Gustavo Lobo. Ele passou boa parte da infância pulando de um a outro telhado na cidade de Santos. Até entrar na ginástica olímpica e fazer parte da equipe brasileira, representando o país nas Olimpíadas de Moscou. Lá foi descoberto e levado para o Cirque du Soleil, onde participou do processo de criação do espetáculo Corteo, o primeiro a misturar o teatro com as acrobacias. Cinco anos mais tarde, foi convidado por Daniele Finzi Pasca, diretor do espetáculo canadense, a participar de uma nova criação, o Nebbia, dessa vez de sua companhia Suíça Teatro Sunil, em coprodução com o Cirque Eloize, do Canadá. Mas depois de dois anos e meio viajando o mundo com o espetáculo, voltou para o Soleil, onde ficou por mais três anos no espetáculo La Nouba, com direção de Franco Dragone. Mas a saudade bateu mais forte e Gustavo resolveu colocar em prática o grande sonho de montar a sua própria companhia, trazendo para o nosso país todo o estudo e aprendizado ao longo desses 10 anos.

Ficha Técnica:
Criação e Direção: Gustavo Lobo
Elenco: Erick Santos, Eder Cunha, Gustavo Lobo, Jessica Gardolin, Marcos Porto, Margaretha Nuijten, Willian Kreff e Zeca Padilha
Cenografia: Mauriomar Cid, Marcos Porto e Andre Cajaiba,
Figurino: Waldir Correia
Criação de luz: André Cajaíba
Produção executiva: Mariana Crew e Raphael Neves
Assessoria Administrativa Financeira: Armando Lito
Criação musical: Alain Bradette
Operação de som: Emerson Junior (Nono)
Operação de luz: André Cajaíba
Programação visual: Carol Vasconcellos
Mídias Sociais: Carol Vasconcellos
Assessoria de imprensa: Textual
Realização: Companhia Rudá
Promoção: TV Globo
Patrocínio: Caixa Seguradora
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre

Serviço:
16 de outubro - sexta – 20 h
Sala Palma de Ouro: R. Prudente de Moraes, 580 – Salto/SP
Informações: (11) 4602-8693 – www.teatrogt.com.br.

Nenhum comentário: