Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Caminhão com mamógrafo atenderá mulheres durante Outubro Rosa

Foto: Divulgação.
A Prefeitura de Indaiatuba inicia sábado, dia 10, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma ação para atender mulheres maiores de 40 anos que ainda não fizeram o exame de mamografia em 2015. Os exames serão realizados pelo Mama Móvel, caminhão dotado de equipamentos para a realização de mamografia. Qualquer mulher desta faixa etária pode fazer o exame, basta levar um documento com foto e cartão SUS. Além do Mama Móvel, as Unidades de Saúde realizarão atividades para lembrar o Outubro Rosa.

A assessora da Secretaria de Saúde Graziela Drigo Bossolan Garcia informou que o Outubro Rosa tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce e, quanto mais cedo é diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura. “O caminhão atenderá nos dias 10, 12 (feriado) 17, 24, 31 de outubro e até dia 7 de novembro. Ele percorrerá todas as áreas da cidade”. Graziela explicou que a Saúde espera atender cerca de 400 mulheres no Mama Móvel, que é um serviço prestado pelo médico especialista em ginecologia e obstetrícia Marcos Fernando de Oliveira Freitas e os exames serão pagos pelo SUS.  

Em 2013, 5318 mamografias; em 2014, Indaiatuba registrou 5876 exames e, em 2015, foram 3545 exames de mamografia. Entre as ações programadas pela Saúde, no decorrer do mês haverá palestras e ações em várias Unidades de Saúde para todas as pacientes SUS.

Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba foram atendidas na rede e encaminhadas para Unicamp (que estão com câncer após biópsia e diagnóstico) feitas pelo mastologista do Hospital Dia, Dr. André Besuó Bueno Oliveira.

Mortes
Em 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama; em 2013, 9 pessoas. Catorze pessoas faleceram em 2012 com a doença.

Confira os locais do caminhão Mama Móvel em Indaiatuba
Dia 10/10/2015 – das 8 h às 12 h – na UPA 24 Horas Jardim Morada do Sol e das 13 h às 16 h na UBS João Pioli

Dia 12/10/15 - Feriado Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil – O caminhão atenderá no Jardim Brasil das 7h30 às 9h30, das 10 h às 12 h no Jardim Carlos Aldrovandi e das 13 h às 15 h 30 no PSF do Jardim Itamaracá

Dia: 17/10 – na UBS II - Cecap – das 8 h às 12 h (o caminhão atenderá 20 mulheres já agendadas) e das13 h às 16 h na UBS IV no Jardim Morada do Sol

Dia 24/10 – PSF Parque Corola – 8 h às 12 h e das 13 h às 16 h no Parque Indaiá

Dia: 31/10 – Hospital Dia – das 8 h às 12 h – 13 h às 16 h - atenderá os moradores da região da UBS I e UBS (Central)

Dia: 07/11 – Jardim Califórnia - das 8h30 às 12 h e das 13h às 16h no PSF do Jardim Oliveira Camargo

Confira a programação do Outubro Rosa nas Unidades
Dia 9 de outubro – UBS 10 – Jardim Califórnia – 8h – Atividades educativas sobre prevenção do câncer da mulher e palestras sobre a saúde da crianças

De 10 a 31 de outubro, na UPA 24 Horas, Jardim Morada do Sol - Orientações, conscientização e sensibilização da equipe, distribuição de panfletos, acolhimento e Educação em Saúde direcionada para mulheres, demonstrativo prático, autoexame da mama (aos sábados). O evento da UPA tem apoio da Faculdade Anhanguera e FIEC

Dia 17 de outubro, das 8h às 11h UBS II (Cecap) - A equipe da UBS II preparou uma programação especial para os moradores e usuários da Unidade. A abertura oficial do evento será às 8 h; às 8h30, palestra com a médica Dra. Alessandra, que falará sobre a importância dos exames preventivos sobre câncer de mama e colo de útero; às 9 h, palestra com o médico oncologista Dr. Fabricio Colli Badino; às 9h30, coffee break. Também haverá apresentações artísticas e exposições, entre outras atrações. As enfermeiras farão orientações sobre o autoexame e distribuição de brindes.

Dia 17 de outubro - UBS IV - Jardim Morada do Sol – Café da Manhã, coleta de Citologia Oncótica, exames de Mamografia no período da tarde, palestra sobre saúde da mulher, atendimento ginecológico com o Dr. Antônio Botossi (manhã) e realização de ECG.

Dia 22/10 - 7h30 – UBS Central (IX) - Café da Manhã Rosa (café comunitário, palestras e informativos)

Dia 23/10 - UBS João Pioli – palestras sobre câncer de mama e apresentação de vídeo para as mulheres

Dia 23/10 - Hospital Dia – 8 h às 8h30 – Sexualidade na terceira Idade com Dra. Vanessa M. C. R. Gubel (Medica Geriátrica); 8h30 às 9h - Câncer de Mama: Prevenção e tratamento com o médico cirurgião e oncologista Fabricio Colli Badino; 9h às 9h30 - Alimentação de Câncer com Carolina V. L. Vechi (Nutrição Funcional); 9h30 às 9h45 - Câncer de Colo de Útero, HPV e Vacinação - Enfermeira Stefanie Berdú e Enfermeira Mariana P. Hackmam; 9h45 às 10 h - Coffee Break (intervalo) Empresa Eurofarma; 10 h às 10h15 – Fisioterapia do Assoalho Pélvico: Previna Incontinência Urinária e Melhore sua Vida Sexual com Andrea Aparecida R. Batista (fisioterapeuta) e Katia R. Santiago (educadora física); 10h15 às 11 h – Doenças Sexualmente Transmissíveis com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A Programação do Outubro Rosa no Hospital Dia prevê testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV e avaliações podológicas, além de sorteios de corte de cabelo, hidratação de cabelo, manicure e pedicure e design de sobrancelhas.

Dia 23 de outubro – UBS 7 (antiga Ambulatório da Mulher) 8 h – Palestra Nutrição Funcional com a nutricionista Vanessa Custódio Medeiros;  8h30 -  Palestra A importância da atividade física na prevenção do câncer de mama com enfermeiras Mariana, Jussara e Alessandra;  9 h - Inauguração da Academia Saúde Total com a presença das autoridades municipais; 9h30 – Aspectos atuais sobre cirurgia de mama com Dra. Ana Paula Spadella; 10 h - Aula de Zumba com o professor Tom Leitte; 10h30- Palestra Câncer de Mama - Prevenção e Tratamento com Dra. Thais Vilmer e Dr. Túlio Tomass do Couto; 10h20 - Café Especial com distribuição de brindes.

O evento da UBS VII tem o apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio ambiente, Supermercados Cato, Lojas Sonho Meu, NS Bio Estética e Biomédica Nathalia Simplício.

Os interessados devem fazer inscrição na sala 5 do Hospital Dia.

Apoio da Prefeitura de Indaiatuba; Eurofarma; Unha Pintada Nail Bar; Ivanir Landi – Podóloga; Beggo – Cabelo e Produção, Valéria Zambonini - Espaço Beleza

Dia 24 de outubro – Parque Corolla – 8 h - Palestra De Mulher pra Mulher com a enfermeira Adriana Salmem; 9 h - Apresentação da ONG Mais Vida A Importância da Prevenção na Saúde da Mulher; 10 h – Encontro de Gestantes com orientações quanto à atividade física na gestação. Estão previstas ainda coletas de preventivo, exames mamografias, orientações sobre planejamento familiar, roda de conversa e maquiagem.

Dia 24 de outubro – PSF Parque Indaiá - Estão previstas coletas de prevenção do câncer, palestras e atividades educativas. 

Nenhum comentário: