Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 20 de outubro de 2015

SAAE ilumina reservatórios em apoio ao Outubro Rosa

Foto: Marco Matos – DCS/SAAE. 
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Para apoiar essa ação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba (SAAE) iluminou os reservatórios do Jardim Morada do Sol e da Rodoviária na cor rosa, que simboliza a campanha.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou um caminhão equipado para a realização de mamografia e qualquer mulher acima dos 40 anos pode fazer o exame, bastando levar um documento com foto e cartão SUS. Além do Mama Móvel, as Unidades de Saúde realizarão várias atividades. O caminhão atenderá nos dias 17, 24, 31 de outubro e até dia 7 de novembro e percorrerá todas as áreas da cidade. Saiba mais acessando o site www.indaiatuba.sp.gov.br.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres as observem sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Nenhum comentário: