Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas participa de mostra no MIS e integra a 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas

Oficina de animação com sombra chinesa.Crédito da foto: Filipe Miranda.
Campinas vai respirar cinema nos próximos dias e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas não podia ficar de fora.

De 20 a 23 de outubro, acontece o XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), a maior sociedade acadêmica de estudos de cinema e do audiovisual da América do Sul. O evento será na Unicamp, por meio do Instituto de Artes (IA), com apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores, mestrandos e doutorandos, além de palestras e mostras de filmes.

Uma das mostras, Cinema Campineiro em Debate, vai acontecer no Museu de Imagem e Som de Campinas (MIS). A programação do dia 23 (6ª), a partir das 19h, é uma Mostra do Núcleo de Cinema de Animação. Serão exibidos os curtas Moda da Pinga; Cuikíri; Molecagens – Brincadeiras de Rua; Kamenã; Um novo começo; Cuidando, dá linha; Nhô Tonico; Os melhores amantes bebem café; 100; A gata borralheira; A lição; Quem sabe; O burrico e o bem-te-vi; Eletro Gato; Os Hai-Kais do príncipe; A sombra misteriosa e Bacuri. Além destes, serão exibidos os trailers dos filmes Historia antes de uma história, de Wilson Lazaretti e Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi.

A programação completa do evento está no site http://www.iar.unicamp.br/socine/.

Café, um dedo de Prosa – exibição no dia 27/10
 A próxima exibição da animação Café, um dedo de prosa será na 9ª Mostra Curta Audiovisual, no dia 27 de outubro, às 16 h, na Casa do Lago da Universidade de Campinas (Unicamp), numa versão reduzida, de 40 minutos.  Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho. A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro História do Café, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Oficina gratuita de animação com sombra chinesa – dia 25/10
A programação da 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas inclui também uma série de oficinas gratuitas. Do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti ministra, no dia 25 de outubro, uma oficina de animação com sombra chinesa. As aulas, para crianças de 5 a 15 anos, acontecem no SESC Campinas, das 10 h às 16 h. Nelas, os participantes desenvolverão um trabalho em conjunto de animação com a técnica da sombra chinesa. O SESC Campinas fica na Rua Do José I, 270/333, no bairro Bonfim.

Para saber mais sobre a 9ª Mostra Curta Audiovisual Campinas, o site é

Próximos festivais
Completando 40 anos de atividade, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas comemora a conclusão de seus dois primeiros longas. Além do filme de Maurício Squarisi, dedicado à história do café, o Núcleo também celebra a conclusão do longa História Antes de uma História. A obra, dirigida por Wilson Lazaretti, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão
a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação.

Enquanto aguardam o lançamento comercial no Brasil, os filmes vêm construindo uma sólida carreira de participação em festivais. Após uma exibição na Grécia, História Antes de uma História será exibido na França, no festival Monstra em Arras, que acontece entre os dias 2 a 10 de dezembro. Além de acompanhar a exibição do filme, Lazaretti também ministrará workshops durante o festival. O longa também participa do Habana Film Festival, que acontece em Cuba entre os dias 3 e 13 de dezembro. Para representar a equipe brasileira, quem viaja ao país é Eliana Ribeiro, diretora de arte do filme.

Em terras brasileiras, Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi, participará de dois festivais até o fim do ano: o 3º Festival Maranime, que acontece entre 3 e 7 de novembro, no Maranhão e, em dezembro, o longa será exibido no Festival Múmia, em Belo Horizonte.

Serviço:
Atividades do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
23/10 – Mostra no Museu de Imagem e Som de Campinas – 19 h
(Dentro da programação do XIX Encontro da Socine)
Horário: 19 h
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
Mais informações: http://www.iar.unicamp.br/socine/

25/10 – Oficina de Animação com Sombra Chinesa - Wilson Lazaretti
(Dentro da programação da 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas)
Horário: 10 h às 12 h – 14 h às 16 h
Local: SESC Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Mais informações: http://www.mostracurta.art.br/

27/10 – Exibição do filme Café, um dedo de prosa (versão resumida) - Dentro da programação da 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Horário: 16 h
Local: Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária
Mais informações: http://www.mostracurta.art.br/

Nenhum comentário: