Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cronograma da Feira Literária que acontece no sábado é ampliado

Crédito: Arquivo - Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza no sábado (24) no Centro Esportivo do Trabalhador, das 9 h às 17 h, a 9ª edição da Feira Literária, fruto do projeto Ler Faz Bem. Com entrada gratuita, o evento visa incentivar a literatura e promover a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 20 mil livros serão expostos, envolvendo cerca de 22 mil alunos. Esta semana, a Secretaria de Educação implementou a programação do evento com apresentações diferenciadas.

A empresa Mann Hummel do Brasil leva para a Feira Literária o teatro O Rio que Passa Lá às 11h30 e às 15h30. Apresentado pelo grupo teatral Último Tipo, a peça conta a história do Rio Tietê. Com temática ambiental, o espetáculo, inédito, conta através da fantasia teatral a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades, inclusive a capital e percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no Rio Paraná.

É o próprio Rio Tietê que conta sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura, ele conhece a cultura de diversas cidades, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza. O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do Estado.  Além da peça teatral, o grupo Jazz Brasil fará a apresentação às 16 h de Não me deixe, na modalidade neoclássica categoria adulto com coreografia de Edinaldo Brasil.

Todos os livros expostos na Feira Literária são escritos e criados pelos alunos dentro da sala de aula. Nas etapas de trabalho que se iniciaram no primeiro bimestre do ano, estão a apresentação do projeto aos alunos, a definição das histórias reescritas, o conhecimento de gênero textual, a escrita coletiva, a revisão coletiva, a organização coletiva do texto em páginas, a elaboração das ilustrações do livro e a construção da capa e finalização.

Com 45 estandes, a Feira trará a exposição de trabalhos literários de todas as escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e creches. Também haverá um estande especial para o setor de tecnologia educacional onde os participantes poderão conferir todos os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outro estande especial será dedicado à conscientização da exploração do trabalho infantil, tema que foi discutido em sala de aula após a Secretaria de Educação firmar um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, através de sua Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, com ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente.

Cronograma
9h30 – Coral da Escola Wladimir Olivier com músicas Herdeiros do Futuro e Sambalelê.
A música Sambalelê é folclórica e a Herdeiros do Futuro se reporta as belezas naturais do Brasil. O coral é composto por 43 alunos e o professor de música Otoniel tocará teclado.
10 h - Mascote do Proerd
Explanação sobre Proerd, apresentação mascote e circulação pelos estandes
10h30 - Abertura oficial             
11 h – Apresentação do projeto Vidart com os Saltimbancos da Escola Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist com 35 alunos. Saltimbancos é uma obra literária de Chico Buarque;  trata-se de uma narrativa de elementos lúdicos, além de ser uma ferramenta didática capaz de introduzir a reflexão de valores muito importantes para a formação de nossas crianças.
11h30 - Teatro: O rio que passa lá - Mann Hummel Brasil
13h30 - Apresentação musical sobre projeto de diversidade do Bosque do Saber com 27 alunos da Etapa II - Diversidade: Trabalho realizado com os alunos da Etapa II A, em relação à obra Menina Bonita do Laço de Fita. Apresentação musical com os alunos da Etapa II cantando a música Você vai gostar de mim e, ao fundo, a projeção de depoimentos dos alunos.
14 h - Apresentação do Circão da Escola Maria Benedicta Guimarães com 17 alunos - Baseada na produção literária de Chico Buarque Saltimbancos. As professoras do projeto Vidart, através da música Piruetas, farão uma demonstração das habilidades circenses desenvolvidas pelos alunos.
14h30 - Mascote do Programa Viver – ‘Vivão’ - Explanação sobre o programa Viver, apresentação de mascote e circulação pelos estandes
15 h - Apresentação do Coral Indaiatuba Encanta da Escola Maria Albertina e Laura Fahl - O projeto de educação musical Indaiatuba Encanta visa desenvolver no meio escolar a iniciação musical dos alunos desta Unidade Escolar. As músicas apresentadas pelo coral fazem um resgate da boa música popular brasileira. Participarão 150 alunos das duas unidades escolares. Os alunos se apresentarão ao público sob a orientação do professor Wilson Fabro Brizola, que desenvolve este projeto na escola há 5 anos. As músicas apresentadas serão entoadas pelos alunos acompanhadas por violão, tocado pelo professor.
15h30 - Teatro: O rio que passa lá - Mann Hummel Brasil
16 h - Jazz Brasil - Não me deixe - Modalidade neoclássica categoria adulto – Coreógrafo: Edinaldo Brasil.

Nenhum comentário: