Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Indaiatuba se classifica para fase estadual do Mapa Cultural Paulista em literatura

Foto: Divulgação.
Indaiatuba estará representada na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista na modalidade Literatura. A jornalista e escritora da cidade Marlene Naves Chiepe (foto) teve sua obra Palavrear selecionada pelo júri na categoria Poesia, em evento seletivo da Região Campinas sediado no município no último dia 17, no Novo Centro Cultural Morada do Sol, que integrou a programação do festival Outubro Literário, da Secretaria Municipal de Cultura.

Todos os classificados nesta fase participarão de Mostra Estadual a ser realizada na Capital no primeiro semestre de 2016 e depois as obras circularão em eventos pelo Estado de São Paulo.

“Esta é a minha quarta participação no Mapa Cultural Paulista, mas é a primeira em Poesia e também a primeira em que chego à final”, detalha Marlene. “Foi imensamente gratificante, fiquei muito feliz com a oportunidade – é sempre uma honra representar o município. Este evento cultural é importante porque é abrangente, envolve sete expressões artísticas e todos os municípios de São Paulo. É um olhar para a diversidade artística, tão carente de respaldo. Através dele, pessoas têm chances de ver suas obras divulgadas, mesmo que não sejam famosas, que não residam em grandes centros. É um incentivo à produção artística”, completa a escritora.

Classificados para a Fase Estadual no Mapa Cultural Paulista 2015/2016 – Literatura – Região Campinas
Poesia
Artista: Marlene Naves Chiepe
Obra: Palavrear
Município: Indaiatuba

Artista: André Kondo
Obra: A casa que habito
Município: Jundiaí

Artista: Marcos Aqueiva
Obra: O nascimento do autor
Município: Atibaia

Conto
Artista: William G. Gardel
Obra: Tinta
Município: Valinhos

Artista: Solange Vicentini Tavares Mossenbock
Obra: Vida Negra
Município: Itatiba

Artista: André Telacazu Kondo
Obra: Mentiras
Município: Jundiaí

Crônica
Artista: Flávio Ribeiro
Obra: Descanse em Paz
Município: Mogi Guaçu

Artista: Deusimar Bezerra Santos
Obra: Herói é quem vive de salário mínimo
Município: Várzea Paulista

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais. Às secretarias municipais de cultura cabe promover a divulgação e o chamamento dos artistas para Fase Municipal, a realização da Fase Municipal, a conferência da documentação e o preenchimento da ficha de inscrição para a Fase Regional, o encaminhamento das obras e trabalhos, conforme orientações específicas da Abaçaí Cultura e Arte, e ainda responsabilizar-se pelo transporte e alimentação dos artistas, grupos e obras para as atividades das Fases Regional e Estadual.

Na Fase Estadual, todos os selecionados na Fase Regional participam de eventos específicos para cada expressão (apresentações, exposições, exibições) na Cidade de São Paulo, de forma a ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa. A partir desta fase, será produzido o material de registro da edição, composto por antologia, catálogo, CD e DVD. Os classificados desta edição integrarão a Mostra Estadual a realizar-se na Capital – São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2016, em período a ser definido oportunamente. Em seguida, na Fase de Circulação, as produções artísticas circularão pelo Estado de São Paulo por meio de apresentações e produtos culturais que serão de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte. 

Nenhum comentário: