Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fundação Ema Klabin promove projeto Obra Mediada‏

Livros da coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil, coleção de luxo composta 
por obras da literatura brasileira e ilustrações de artistas modernistas.
Foto: divulgação.
A Fundação Ema Klabin, por meio do seu Núcleo Educativo, lança um novo projeto, Obra Mediada, que tem como objetivo realizar uma ação educativa a partir de um objeto do acervo.

O projeto propõe, a partir de uma peça da coleção, abordar as diferentes leituras que podem ser extraídas de um objeto, para entendê-lo para além da casa de Ema Klabin, podendo traçar nestas leituras inclusive algum ponto de encontro para que hoje ele participe da coleção. A primeira edição do projeto destaca páginas da 18ª edição dos Cem Bibliófilos, de 1964.

"Queremos entender, entre outras coisas, o período em que esse objeto foi feito, suas qualidades e dificuldades enquanto material, o deslocamento de significados quando ele sai de seu contexto original, quem atribui valor a esse objeto para ser chamado de raro ou não, importante ou não e se ele só faz sentido como obra de arte dentro dessa casa", diz uma das educadoras da Fundação.  

Livros raros: Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
Ema Klabin era uma amante de livros e fez parte da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, criada em 1943 por Castro Maya com o objetivo de realizar uma coleção de livros de luxo composta por obras da literatura brasileira e ilustrações de artistas modernistas. Ao todo, foram produzidas 23 edições com tiragem de 120 exemplares. Dona Ema adquiriu todas as edições, que ficam na estante de seu quarto. Os livros são artesanais, feitos com gravuras originais, não são encadernados e nem possuem acabamento. Sexta-feira, dia 16, será exposta a 18ª edição desta coleção, que traz a novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, com ilustrações coloridas de Djanira da Motta  e Silva gravadas em linóleo e metal por Darel.

Serviço:
Projeto Obra Mediada
Data: 16/10/2015
Horário: 14 h
Entrada franca
Duração: uma hora
Indicação: a partir de 12 anos
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP - Telefone (11) 3062-5245  http://www.emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: