Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Curso de Biologia do Ceunsp promove atividades abertas ao público neste sábado

Eventos acontecem em diversos espaços do campus I, como o Museu
de Zoologia. Foto: divulgação.
Informação, conhecimento e curiosidade – é o que promete o curso de Biologia do Ceunsp neste sábado com o evento Biologia para a Praça, que acontece no campus I, em Itu (entrada pela Praça Regente Feijó), das 8 h às 16 h. São 28 atividades gratuitas e abertas para toda a comunidade.

Entre as ações previstas, o visitante poderá aprender na prática noções de aquarismo, compostagem para minhocário, minicomposteira doméstica e até fazer uma horta vertical com materiais recicláveis. Também poderá aprender mais sobre o escorpião amarelo, sobre serpentes (biologia, identificação e manejo), táticas de animais predadores, observar a dissecação de molusco, de protozoários, cultivo de protozoários e microscópio caseiro, morfologia e classificação de insetos, informações sobre plantas medicinais e fitoterapia, hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo) e aquaponia (junção da hidroponia com a piscicultura – criação de peixes), entre outras.

De acordo com a professora Valéria Aranha, coordenadora do curso, há ainda outras atividades voltadas para duas preocupações do evento: o combate às verminoses e o desmatamento. “Temos observado um índice muito grande de pessoas nas mais diversas idades, mas em especial crianças na faixa de 3 a 12 anos de idade, que estão infectadas por vermes e protozoários. Verminoses como ascaridiose e protozooses, Áscaris (lombriga) Amoebas, Giardia têm sido frequentes nessa faixa etária. Percebemos, através de entrevistas e pesquisas, que isso é decorrente da falta de uma educação sanitária”, afirma. Entre a ações desta temática está a autoexplicativa Inimigos invisíveis: saiba o mal que você segura em suas mãos

A outra preocupação do evento é com relação à importância da preservação das matas ciliares e da Mata Atlântica, apontando os impactos do desmatamento e também a possibilidade de interação consciente com o que ainda resta. “Estamos inseridos no bioma de Mata Atlântica, que abriga áreas de preservação ambiental do Tietê, Braiaiá, Cidade Nova e Botuxim, onde correm os principais rios da região. Frente a isso, temos o dever de, através destes projetos, promover um trabalho de educação ambiental com a comunidade justificando a importância da preservação, lembrando que recentemente tivemos problemas em relação à falta de água potável nos municípios da região”, aponta a coordenadora. 



Estão previstas atividades como o reuso de água cinza e aplicação de filtro misto e zona de raízes, como funciona o tratamento de esgoto domiciliar, utilização de energia eólica e sistema minieólico e dessalinização da água do mar.

Todo o evento é organizado pelos alunos de Biologia do Ceunsp, que foram divididos em grupos para explorar cada temática, sob orientação dos professores. A preparação envolveu a pesquisa dos temas para a elaboração do projeto de apresentação para a população. “É uma oportunidade dos alunos se integrarem com a comunidade e também com nossos parceiros, como o Instituto Japi de Pesquisas e Ações Ambientais”, afirma a coordenadora.

Nenhum comentário: