Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Conselho da Mulher realiza 4ª Manhã de Lazer dia 24 de outubro em Indaiatuba

Foto: Arquivo - SCS/PMI.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Indaiatuba (CMDM), ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, realiza dia 24 de outubro, das 8h30 às 11h30, na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico, a 4ª Manhã de Lazer, com o tema O Câncer de Mama tem Cura. Se toca. Indaiatuba te ama, para alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama. O evento contará com atividades de recreação, beleza e de saúde e tem apoio das Secretarias de Esportes, da Saúde, Família e do Bem Estar Social e do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba).

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A presidente do CMDM, Maria Aparecida de Souza Gonçalves Pinto, explicou que o evento visa conscientizar as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos. “Este tipo de ação serve de alerta e queremos que mais mulheres busquem os serviços de saúde. Falaremos sobre o autoexame e que ele deve ser feito em todas as idades. Qualquer pessoa pode ser acometida por esta doença. Queremos que as pessoas falem com seus parentes e questionem sobre o exame de mamografia e o autoexame. Queremos informar que se o câncer de mama for diagnosticado precocemente e tratado no início tem cura na grande maioria dos casos”. Também haverá controle de pressão arterial, avaliação física e orientação nutricional, entre outros.

Maria Aparecida explicou que a 4ª Manhã de Lazer terá alongamento, aula de, zumba, sorteios de brindes, apresentação de dança, momentos de beleza. O ciclo de palestras de será divulgado posteriormente.

As ações do Outubro Rosa têm o apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio das Secretarias de Saúde, Esportes, e da Família e do Bem Estar Social; CMDM, Seprev Viva, Volacc, Lazer Esportivo, Max Planck Colégio e Faculdade e ONG Mais Vida.

Em Indaiatuba, em 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama; nove pessoas, em 2013 e 14, em 2012. Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba da rede SUS foram encaminhadas para tratamento no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp em Campinas/SP, que é o serviço público de referência para tratamento de câncer.

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Todas as ações eram – e são até hoje – direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos; depois, surgiram outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama) e partidas de boliche. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.

Confira a programação da 4ª Manhã de Lazer:
8h30 - Abertura
8h45 – Alongamento
9 h - Aula de Zumba
10h15 - 1º sorteio de brindes
10h30 - Apresentação de danças
11 h – Mais um sorteio de brindes.

Nenhum comentário: