Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Projeto “Cidadania em Cena” terá duas apresentações em Campinas

Divulgação.
Campinas recebe nos dias 26 e 27 de setembro o projeto Cidadania em Cena, que oferece ao público familiar espetáculos teatrais gratuitos e oficinas de montagem artesanal de brinquedos e instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis – as Ecobrinquedotecas. O projeto, que será realizado no Centro de Convivência e na Praça Integração, é uma realização da Direção Cultura e do grupo No Mundo da Lua, através da Lei de Incentivo ProAC/ICMS, com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri.

Dentre os objetivos do projeto está o resgate do brincar, seja na temática das peças apresentadas ou na oficina de jogos, que promovem a aproximação familiar por meio das brincadeiras em grupo. Além disso, a produção dos brinquedos pode ser uma forma criativa de economizar dinheiro – contribuindo também para o meio ambiente – e promover atividades que vão na contramão do isolamento de quem utiliza brinquedos eletrônicos e internet.

Segundo o diretor da companhia de teatro No Mundo da Lua, Valdo Matos, o projeto busca envolver a arte e o entretenimento, estimulando a ocupação e a convivência em espaços públicos. “A ideia é ir até esses lugares, chamar a população, e usar esses espaços durante um período”, conta o diretor.

Sobre o Cidadania em Cena
O projeto apresenta os espetáculos teatrais gratuitos Desconcerto – Aplausos, O Sonho do Clown e Cada Um é Um, ambos da companhia No Mundo da Lua. Os espetáculos, com 50 minutos de duração cada, recriam os clássicos números da clowneria do circo-teatro e interagem com a plateia num divertido jogo de cumplicidade e delicadeza, por meio do lúdico e da cultura popular.

Com cenário confeccionado a partir de materiais reciclados, o espetáculo Cada Um é Um foi construído a partir de resultados obtidos nas investigações realizadas pela companhia de teatro. O universo do clown somou-se à experiência adquirida em participações em oficinas e workshops com experts da técnica do clown, como o grupo Lume (Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), Nani Colombaionni, Philipe Gaulier e Leris Colombaioni, último descendente de uma das mais antigas famílias de tradição do clown clássico.

Entre as apresentações são realizadas oficinas de confecção de brinquedos/jogos populares e de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, denominadas Ecobrinquedoteca. Segundo Zamira Nunes, coordenadora das oficinas, a ideia é despertar o olhar criativo das crianças para todo e qualquer objeto. “A expectativa é de que as pessoas se apoderem das ideias que serão levadas e as utilizem depois”, conta a coordenadora. As atividades fazem um resgate cultural e da valorização das diferentes maneiras de brincar por meio dos ecojogos, como cabo de guerra, jogo da velha, dominó, liga pontos e jogo da memória, entre outros.

As oficinas ensinam, por exemplo, como fazer um pilão de jornal, bolinha de sabão com garrafa pet e dobraduras. “Nós estamos muito focados em passar para as crianças a ideia de que para brincar não é preciso comprar nada; a brincadeira existe sem brinquedos. Ou então ela pode acontecer a partir de algo que a crianças mesmo fez”, expõe Nunes.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural, localizada em Campinas, se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.

Serviço
Projeto Cidadania em Cena
Data: 26 de setembro
Local: Centro de Convivência – Praça Imprensa Fluminense, Cambuí, Campinas
Horário: a partir das 11h
Entrada: gratuita
Data: 27 de setembro
Local: Praça da Integração – R. João Paulo II, s/nº - Vila Padre Anchieta , Campinas
Horário: a partir das 14h
Entrada: gratuita.

Nenhum comentário: