Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Indaiatuba está entre as melhores cidades do estado para se viver

Indaiatuba está entre as 50 cidades com menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Estado de São Paulo. O Atlas foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). “Mais uma vez Indaiatuba é destaque entre os melhores municípios do Estado de São Paulo. Dessa vez com o índice vulnerabilidade social provando novamente que estamos fazendo uma administração voltada para a população”, comemora o prefeito Reinaldo Nogueira. “Em junho deste ano fomos avaliados como a melhor cidade do Estado de São Paulo em gestão fiscal pela Firjan corroborando que estamos seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e investindo de forma correta os recursos municipais e agora o IPEA mostra a questão social”, completa.

O IVS é formado pela média aritmética de três indicadores – Infraestrutura Urbana, Capital Humano e Renda e Trabalho – e foi calculado a partir de dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Em comparação com os dados de 2000, quando o IVS de Indaiatuba era de 0,262, houve queda de 41% no índice que mede a exclusão social. O IVS vai de 0 a 1 e, quanto mais próximo a 1, maior é a vulnerabilidade. O IVS Infraestrutura Urbana reúne indicadores como percentual da população que vive em domicílios urbanos sem o serviço de coleta de lixo, com abastecimento de água e esgotamento sanitário inadequados, vulneráveis à pobreza e que gastam mais de uma hora até o trabalho. O indicador de Capital Humano é obtido através de oito índices, entre eles mortalidade até um ano de idade, percentual de crianças de 0 a 5 anos que não frequentam a escola e percentual de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam, não trabalham e são vulneráveis à pobreza. Já o de Renda e Trabalho é formado por cinco indicadores, como taxa de desocupação da população de 18 anos ou mais de idade; e proporção de pessoas com renda domiciliar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.

O resultado da infraestrutura urbana foi destaque para Indaiatuba. O indicador foi de apenas 0,08. O IVS Renda e Trabalho (0,169) e o Capital Humano (0,212). Todos abaixo na média nacional, que ficou em 0,295, 0,320 e 0,362, respectivamente.

Nenhum comentário: