Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ciaspe promove Semana da Inclusão

O médico geneticista Prof. Dr. Zan Mustacchi com o prefeito Reinaldo
Nogueira
, o secretário municipal da Saúde, Dr. José Roberto Stefani, o
presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Luiz Alberto Pereira e a
diretora operacional do Ciaspe, Rosa Metzger dos Santos, antes da
abertura do evento, sexta-feira passada no Plenário "Joab José 
Pucinelli". Foto: Larissa Padula.
O Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), promoveu na última sexta-feira, 28, a abertura da I Semana da Inclusão de Indaiatuba. Iniciada às 13 horas, a cerimônia contou com a presença de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e de autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Alberto 'Cebolinha' Pereira, o prefeito Reinaldo Nogueira, o secretário municipal da Saúde, José Roberto Stefani, a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba, Enides Nogueira Lopes Cruz e contou com uma apresentação do Coral do Ciaspe e uma palestra do médico geneticista Professor Doutor Zan Mustacchi, uma das maiores autoridades brasileiras em Síndrome de Down.

Programação
No dia seguinte à abertura, foi realizada uma Paella Mineira Inclusiva na sede da instituição, no Jardim Umuarama, para cerca de 250 pessoas.

Hoje, duas atividades fazem parte da programação da semana. Às 13 horas, na quadra do Ciaspe, serão realizadas oficinas esportivas, tendo usuários da Associação Beneficente "Irmã Dulce" (ABID) como convidados. Às 14 horas, um grupo de usuários do Ciaspe que fazem parte das oficinas de culinária oferecidas pela instituição participarão, em São Paulo, de uma visita à sede do instituto Chefs Especiais. A missão do instituto é facilitar a autonomia de pessoas com Síndrome de Down e inseri-las na vida e na sociedade como referência, qualidade e inspiração através da gastronomia.

Amanhã, 2 de setembro, na sede do Ciaspe (Rua Ibatinga, 291, no Jardim Umuarama) haverá uma apresentação de música da Escola Cantare, que atua no ensino musical para pessoas com deficiência, seguida de preleção da professora Cecília Vicente Mezzalina da Rocha sobre seu trabalho com as crianças da escola. A seguir, haverá a palestra Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual na Escola, com a pedagoga e diretora operacional do Ciaspe Rosa Metzger dos Santos e com a especialista em educação inclusiva Windyz Brazão Ferreira.

No dia 3 de setembro a partir das 17h30 acontecerão no Plenário "Joab José Pucinelli" da Câmara Municipal duas palestras sobre deficiência e esportes: Interfaces entre esportes e qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, com o Professor Doutor Rubens Junior, especialista em educação física para pessoas com deficiência e Superação pelo esporte, com o médico Paulo Vinicius Tagliacoso, seguidas de depoimentos de usuários. O encerramento da Semana da Inclusão está previsto para acontecer às 19h30, novamente com a presença de autoridades e profissionais.

As inscrições para as palestras podem ser feitas via e-mail semanadainclusao@gmail.com ou pelo telefone do Ciaspe, que é (19) 3894-3921. Não serão cobrados ingressos; pede-se que cada inscrito leve um quilo de alimento não perecível (no caso do dia 2) e uma resma de papel sulfite A-4 (no caso do dia 3).

Nenhum comentário: