Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ballet du Grand Théâtre de Genève faz apresentação inédita em Paulínia no dia 16 de setembro

O Ballet du Grand Théâtre de Genève, conhecido internacionalmente como um dos maiores grupos de balé do mundo, se apresenta no dia 16 de setembro, às 20h, no Theatro Municipal de Paulínia, após passar pelo Teatro Alpha, em São Paulo.  A apresentação é patrocinada pela Syngenta, Prohelvetia e Vacheron-Constantin e produzida pela Direção Cultura e pela BR Produtora.

O Ballet du Grand Théâtre de Genève foi fundado em 1962, tendo como sede um teatro que, desde o início do século XX, já recebia em seu palco grandes companhias e consagrados bailarinos tais como Isadora Duncan e Nijinsky. Foi dirigida por Janine Charrat, Serge Golovine, Patricia Neary, Peter Dych, Oscar Araiz, Gradimir Pankov, François Passard, Giorgio Mancini, George Balanchine e atualmente Philippe Cohen.

Desde seu nascimento, explora a pluralidade da dança, trabalhando com coreógrafos como George Balanchine, Rudolf Noureiev, Jirí Kylián, Ohad Naharin, William Forsythe e Lucinda Childs. Hoje o elenco do Grand Ballet se compõe de 26 bailarinos de várias nacionalidades, de formação clássica e mantém em seu repertório coreografias neoclássicas e contemporâneas.

No programa, Lux, de Ken Ossola e Glory, de Andonis Foniadakis, dois requisitados coreógrafos europeus, que têm em seu curriculum trabalhos em companhias como Netherlands Dans Theater, Cedar Lake Contemporary Ballet e Martha Graham Dance Company.

Sobre o Programa:
Lux / Glória
Coreógrafas: Ken Ossola / Andonis Foniadakis
Texto: de Philippe Cohen - diretor Ballet

Elevação e concretização
Um espaço de dois séculos separa Handel de Fauré, inclinando à pergunta: "Será que o lapso de tempo entre esses dois compositores um obstáculo para fazer de seus trabalhos a base para um espetáculo de dança?”. Parte da resposta reside na interação de música e dança, como uma está enraizada na outra, permitindo que a dança alcance um efeito de elevação espiritual, enquanto a música trabalha o seu poder físico misterioso sobre o corpo.

Lux, por seu poder hipnótico, esculpe sombras para melhor realçar a delicadeza dos corpos, repletos de ar sensível e suave que emana da música de Fauré.

Em Glória, os corpos dos bailarinos se entrelaçam numa simbiose, ora fluida, ora tensa; ora extrovertida, ora minimalista, mas sempre com a noção de equilíbrio que dá ao movimento a sua qualidade e controle. Andonis Foniadakis demonstra neste ballet todo seu virtuosismo. Ele tem uma habilidade especial para persuadir seus dançarinos com sua presença intensa, enigmática, ousada, criativa e profundamente humana.

O Grand Théâtre de Genève Ballet Company encarna o ritmo desse desempenho, uma expressão dramática original entre os momentos de nascimento e morte, entre a abertura e o fechamento do olho.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações:  www.direcaocultura.com.br.

Sobre a BR Produtora
A BR Produtora, criada pelo produtor cultural Radamés Bruno, com mais de 30 anos de experiência, tem realizado inúmeras ações culturais em todo Brasil. À sua história somam-se mais de 1.200 eventos e espetáculos apresentados, entre eles o maior fenômeno do teatro brasileiro, a peça Trair e Coçar é só Começar, de Marcos Caruso.

A empresa tem em sua história turnês de renomados artistas brasileiros, entre eles Marisa Monte e o ícone Roberto Carlos, além de artistas internacionais, como Deep Purple, Roger Hodgson (Supertramp) e Julio Iglesias, e ainda realiza exposições internacionais como O Fantástico Corpo Humano.

Serviço
Ballet du Grand Théâtre de Genève
Data: Quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal de Paulínia - Rod. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500, Paulínia – SP
Preço: R$30,00 (meia) e R$60,00 (inteira)
Classificação: 12 anos
Ingressos: Bilheteria do teatro - de segunda a sábado, das 11h às 17h (vendas somente com cartão de débito e dinheiro), pontos de venda credenciados e pelo site www.ingressorapido.com.br
Informações: (19) 3933-2140
www.brprodutora.com.br / www.direcaocultura.com.br.

Nenhum comentário: