Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo na Caixa Cultural São Paulo

A Caixa Cultural São Paulo recebe, de 27 a 30 de agosto, o projeto Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, com músicas do primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro especialmente selecionadas e interpretadas pelo Sexteto Panorama. A entrada é franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Desde o seu nascimento na segunda metade do século XIX, o Choro – formado pela fusão de ritmos africanos com gêneros europeus – se mantém vivo e tem, cada vez mais, despertado o interesse de novos compositores e intérpretes.

Com o objetivo de registrar, divulgar e apresentar a atual produção desse estilo na capital paulista, os percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente criaram, em 2008, o projeto Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, um extenso estudo que resultou na gravação no mesmo ano de um CD, na realização de uma turnê no ano seguinte e na indicação ao 23° Prêmio da Música Brasileira, na categoria "Álbum Projeto Especial". A pesquisa, no entanto, continuou e foi então necessário gravar um novo CD, o Volume II.

O projeto contou com a originalidade, a diversidade e a beleza de composições de artistas maduros e jovens, representantes atual da cena do Choro Paulistano, como Mestrinho, Toninho Carrasqueira, Osvaldo Colagrande, Lula Gama, Léa Freire, Stanley Carvalho, Dominguinhos, Gian Correa, Arismar do Espírito Santo, André Mehmari, Luís Nassif, Henrique Araújo e Fábio Perón.

O Sexteto Panorama, banda formada para o projeto, é integrada pelos instrumentistas Alexandre Ribeiro (clarinete e clarone), Gian Corrêa (violão de sete cordas), Henrique Araújo (bandolim, cavaquinho e banjo), João Poleto (flauta, sax tenor e sax soprano), Roberta Valente e Yves Finzetto (percussão).

O Panorama, portanto, se torna uma obra histórica, o único registro da produção atual de choro no Brasil, com muitas músicas compostas especialmente para o projeto.

Serviço
Show Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo
Temporada: de 27 a 30 de agosto de 2015 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h15
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Entrada franca - ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia do evento (limitado a um par por pessoa)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 75 minutos
Informações: (11) 3321-4400
Classificação etária: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: