Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Leny Andrade e Quinteto Cais quarta no Almanaque Café

Crédito da foto: Mirna Módolo.
O vozeirão da diva Leny Andrade se une à sonoridade original e criativa do Quinteto Cais em apresentação inédita em Campinas, no bar/restaurante Almanaque Café, no dia 8 de julho (quarta-feira), às 21h. Os ingressos já estão à venda.

Considerada uma das melhores intérpretes do mundo, Leny Andrade é única no jazz brasileiro. No final dos anos 1990, após show em Washington, nos Estados Unidos, ao lado de Herbie Mann e Charlie Byrd, foi saudada como “extraordinária” pelo The New York Times e a “Sara Vaughn do Brasil” pelo The New York Post.

Nascida no Rio de Janeiro, Leny Andrade começou a estudar piano aos seis anos de idade. Em seguida apresentou-se em programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música. Aos 15 anos estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Mais tarde cantou nas boates Bacará (com o trio de Sergio Mendes) e Bottle's Bar. Em 1965 alcançou grande sucesso no show Gemini V, atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, lançado em disco gravado ao vivo.

Depois de uma temporada de sucesso na Argentina, foi para o México, onde viveu por cinco anos. Gravou discos mais chegados ao samba e à música de vanguarda, nos anos 70, como Alvoroço (73) e Leny Andrade (75). Em 79, na Columbia, gravou o LP Registro, voltando ao samba-jazz, seara muito particular que Leny sempre dominou com maestria. Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico Luz Neon, pela Eldorado. Dedicou ainda discos aos compositores de samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho. Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como Cesar Camargo Mariano (Nós), Cristóvão Bastos (Letra & Música/Tom Jobim) e Romero Lubambo (Coisa Fina). Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos em ritmo de bossa nova. Anualmente faz turnês em todo o Brasil, América Latina, Japão e Europa.

Com currículos extensos e importantes que marcam a música brasileira e internacional, o Quinteto Cais é formado por Marcus Teixeira (guitarra/violão), Daniel D’Alcantara (trompete/flugelhorn), Felipe Silveira (teclados), Felipe Fidelis (baixo elétrico) e Osmário Marinho (bateria).


Serviço
Leny Andrade e Quinteto Cais
Quando: 8 de julho (quarta-feira),  21h
Onde: Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas – SP) - Telefone:(19) 3249-0014      
Ingressos: R$70,00 (antecipados até o dia 7/7) e R$90,00 (no dia do show).

Nenhum comentário: