Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Indaiatuba está entre cidades convidadas a receber revezamento da tocha olímpica

Foto: Rio 2016 Divulgação/Alex Ferro.
Indaiatuba está entre as cerca de 300 cidades do Brasil inteiro convidadas pelo Comitê Organizador Rio 2016 a receber uma etapa do revezamento da Tocha Olímpica. A carta de intenções já foi assinada pelo prefeito Reinaldo Nogueira e prosseguirão nos próximos meses os preparativos para a efetiva assinatura do contrato.

De acordo com as informações divulgadas pelo comitê no começo de julho em Brasília por ocasião da apresentação oficial do símbolo maior dos Jogos Olímpicos, a jornada começará em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias, percorrendo o país todo e envolvendo cerca de 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha e passando de um para o outro a Chama Olímpica, acesa originalmente na Grécia. Cada cidade envolvida no revezamento poderá indicar personalidades locais para a condução da Tocha Olímpica, mas qualquer cidadão de Indaiatuba, com exceção dos ocupantes ou candidatos a cargos oficiais eletivos, também pode se candidatar a ser um dos condutores, bastando se inscrever no site do evento ou de patrocinadores, que farão campanhas específicas para a seleção: www.rio2016.com/tochaolimpica , http://www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha-video e https://www.revezamentobra.com.br/ . O trajeto será finalizado em 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O desenho da Tocha Olímpica é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1 kg e 1,5 kg e mede 63,5 cm de altura quando fechada e 69 cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito. Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016: diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil – símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento, representados pelo encontro do calor ancestral da Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.

Outras informações: www.rio2016.com.

Nenhum comentário: