Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Barragem do Rio Capivari-Mirim fica pronta em novembro, diz SAAE

O grupo reunido com a barragem ao fundo. 
Entre os principais investimentos que estão sendo realizados em Indaiatuba para ampliar a atual oferta de água, destaca-se a construção da barragem do Rio Capivari-Mirim, que deverá ser inaugurada em novembro de 2015. O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), Nilson Alcides Gaspar, convidou a imprensa local na última quarta-feira para uma visita às obras, no que acabou se tornando um passeio muito agradável em clima de uma verdadeira confraternização entre os jornalistas. Também acompanharam a visita, que foi iniciada com uma preleção na Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí, a secretária adjunta de Governo, Graziela Milani Marezzi, o diretor de Jornalismo do governo municipal, Lincoln Franco e a assessora de imprensa do SAAE, Renata Coutinho.

Durante a preleção inicial, Gaspar traçou um breve panorama do abastecimento de água de Indaiatuba, ressaltando que, diferentemente de grande parte dos municípios paulistas, Indaiatuba praticamente não sofreu o impacto da última seca, considerada a pior dos últimos cem anos, e passará a uma situação até confortável com a inauguração da nova barragem.

Orçada em R$30 milhões, sendo 60% de recursos próprios do SAAE e, o restante, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), via Fundo Nacional da Saúde, repassados a fundo perdido, a barragem terá a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município, e dará origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhões de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada. A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d’água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

O superintendente Nilson Alcides Gaspar durante sua preleção.
A barragem terá 260 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão de espelho d’água é de 2,5 km.

Para aproveitar o período chuvoso do início do ano, a barragem está sendo aprofundada para armazenar o máximo possível de água, antes mesmo da obra estar pronta, dando ao município maior reserva de água para enfrentar o período de estiagem e também colaborar para a recarga do lençol freático. No entorno da represa serão plantadas 110 mil mudas de árvores (o que deverá passar a fazer parte do Guinness Book of Records) e criado um novo Parque Ecológico, onde a população poderá desfrutar de mais uma opção de lazer.

Nenhum comentário: