Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Tablao do Centro de Arte Flamenca comemora aniversário de Lu Garcia e seus 25 anos de flamenco

O tablao do Centro de Arte Flamenca (CAF) de Campinas homenageia este mês a idealizadora desta atração cultural mensal e a criadora da escola: Lu Garcia, que há 25 anos vem divulgando e expandindo a arte flamenca na cidade e na região. A diretora do CAF – professora e bailaora – é a precursora do ensino exclusivo de flamenco em Campinas e volta a ser o centro das atenções no domingo, 28 de junho, dia do seu aniversário, na apresentação que ocorre todo último domingo do mês no restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, no Cambuí, às 19h. Acompanham Lu Garcia no palco as bailaoras Adelita Parra, Ana Paula Campoy e Ana Cristina Marzagão, a cantaora Elsa Santos e o guitarrista Gabriel Soto.

Lu Garcia voltou a dar aulas de castanholas e de baile (dança) após um período de três anos longe das classes, mantendo-se diretora do Centro de Arte Flamenca, administrando professores, calendário de aulas e toda a programação sistemática de incentivo à arte que a escola promove ao longo dos anos. Inicialmente, a interrupção dos bailes se deu pelo rompimento do menisco do joelho esquerdo, que lhe causava dor e inchaço, limitando seus movimentos. A doença e a morte do seu pai em 2011, que entristeceram imensamente a profissional, prolongaram a ausência dos tablaos e das salas de aula. “Permaneci nos bastidores e também considero esse tempo como muito bom. Pude ajudar com mais afinco a equipe técnica envolvida na escola, nos eventos periódicos e nos espetáculos. Gostei de ficar fora dos palcos, mas agora estou voltando”, comemora Lu Garcia.

Sobre Lu Garcia e o Centro de Arte Flamenca
O Centro de Arte Flamenca (CAF) é a primeira escola de Campinas e da região a ministrar exclusivamente flamenco. A diretora Lu Garcia, descendente de espanhóis, abriu a escola há 18 anos e desde o início a proposta vai além de ensinar a dança. O objetivo do CAF é divulgar a cultura e a arte flamenca. Por isso, a escola promove mensalmente um tablao, no qual bailaores, cantaores e guitarristas se apresentam ao público, tudo regado a comida típica espanhola.

Em datas comemorativas na Espanha, o CAF sempre festeja com alunos e atrai visitantes para participar, como a Feria de Abril, tradicional em Sevilha. Outra ocasião que eleva a cultura espanhola na região é a Semana Espanhola de Campinas, que está inserida no calendário do município e é organizada pela Casa de Espanha e pelo Consulado Espanhol em Campinas. Lu Garcia, que também é diretora cultural da Casa de Espanha, desde sempre está à frente da organização da Semana, que normalmente traz para a cidade artistas espanhóis que se apresentam em grandes teatros da cidade, além de um grande almoço no qual é servida a tradicional paella e atrai descendentes espanhóis e simpatizantes da cultura espanhola na região.

Lu Garcia dança desde os 9 anos e em 2015 completa 25 anos de carreira no flamenco. Começou com balé clássico ainda menina e, na juventude, mudou-se para Madri, onde morou por mais de um ano e se encantou com o flamenco. Desde então, passou de bailarina a bailaora e ao voltar para Campinas lecionou o flamenco original da Espanha em escolas de dança e depois de sete anos abriu o Centro de Arte Flamenca, escola exclusiva de flamenco, onde está até hoje como diretora e professora.

Serviço
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 28 de junho, 19h
Local: Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, às 19h; com início do show às 20h
Endereço: Avenida Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas
Preços: R$30,00 (couvert) e R$30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também lugarcia@centrodarteflamenca.com.br.

Nenhum comentário: