Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sinfônica de Indaiatuba traz repertório de óperas nesta sexta

Foto: divulgação.
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo gratuito Ópera in Concert, nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Av. Eng. Fábio Roberto Banabé, 3665 – Jardim Regina). Sob a direção do maestro Paulo de Paula, o repertório trará uma seleção de árias e trechos de óperas italianas, com a participação de dois solistas convidados: a soprano Raíssa Amaral e o tenor Daniel Duarte. O programa inclui autores como Verdi, Puccini, Rossini e Donizetti, entre outros. A classificação etária é livre. Informações: (19) 3894-1867.

Sobre os solistas
Raíssa Amaral é mestranda em canto pela Unicamp, sob orientação do professor Dr. Ângelo Fernandes e graduada na mesma instituição em Violão Popular, onde estudou com Ulisses Rocha. Tem participado de festivais e masterclasses com professores como Inácio de Nono, Liliana Bizineche, Niza Tank, Kathryn Hartgrove, Gail Dubinbaum, Ted Baerg, Dennis Jesse, Bem Smolder e Abel Rocha, entre outros. Como solista, tem se apresentado à frente de orquestras como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Limeira, Camerata Mahle, Sinfônica de Franca e Sinfônica de Sorocaba, entre outras. Participou da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, com as orquestras Sinfônica de Limeira e da Unicamp e também da ópera A Moreninha, de Ernest Mahle. Participa do Coro da Câmera de Piracicaba, sob regência de Ernest Mahle, e do Coro Contemporâneo de Campinas, regido por Ângelo Fernandes.

Daniel Duarte é aluno do professor Dr. Ângelo Fernandes e atualmente cursa bacharelado em Canto na Unicamp. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso de canto Bauru-Atlanta. Participou do FIO Americas (Festival Internacional de Ópera) e do 1º Festival Coral de Campos do Jordão, promovido pela Fundação Osesp. Atuou como solista nas óperas A Flauta Mágica, com a Sinfônica de Limeira e Sinfônica da Unicamp, As Bodas de Fígaro e também na Sinfonia de Mendelssohn, acompanhado da Orquestra da Unicamp. Atuou na estreia da peça Noturnos, da compositora Laiana de Oliveira, juntamente com a Orquestra da Unicamp. Tem se apresentado frequentemente em lugares como o Teatro Vitória de Limeira, Teatro do Memorial da América Latina em São Paulo e Teatro Castro Mendes, em Campinas, entre outros. Participa atualmente do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, onde desenvolve intensa atividade como solista.

Sobre a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Anteriormente denominada Orquestra de Indaiatuba, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba teve sua composição alterada em 2014, passando a agregar além de instrumentos de corda – como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo – também instrumentos de sopro, como flauta, clarinete e trompete, bem como percussão. Foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e, desde seu surgimento, tem possibilitado a jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 21 instrumentistas, que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula. 

Nenhum comentário: