Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Max Planck implanta projeto de Zooterapia com APAE

Crédito da foto: Josiane Baraldi.
O curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck firmou uma parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Indaiatuba para a implantação do projeto de Zooterapia, que atenderá às crianças assistidas pela instituição através da Terapia Assistida por Animais (TAA). O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 9, na sede do Hospital-Escola Veterinário (HEV) da Faculdade.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, a TAA parte do princípio de que a interação e ligação emocional entre seres humanos e animais podem gerar inúmeros benefícios e auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, como síndromes genéticas, hiperatividade, depressão, mal de Alzheimer, lesão cerebral e autismo, entre outras. Nesta primeira etapa do programa, as sessões serão realizadas todas as sextas-feiras, no período da tarde, com duração de 90 minutos e contarão sempre com a participação de dois animais-terapeutas, acompanhados da professora que ministra a disciplina Etologia e Bem-Estar, Roberta B. Manacero e de alunos da Medicina Veterinária.

O trabalho consistirá em análise do comportamento dos participantes/pacientes com relação aos animais, que será realizada por meio da aplicação e interpretação de um questionário utilizado para o registro da evolução da interação entre participante e animal. Serão avaliados grau de interesse do participante pelo animal, tempo e tipo de interação (visual, auditivo, fala, toque) e se o participante demonstrou novo comportamento durante este contato com o animal. Vale lembrar que essa avaliação da evolução dos pacientes contará com o apoio da equipe da APAE.

Os animais-terapeutas que participarão destes encontros são treinados e possuem atestado de saúde. Entre as espécies já definidas estão cães (labrador e são bernardo), calopsita, carcará, coelho mini-lop, jabuti, peixe-beta, periquito-verde, porquinho-da-Índia e tartaruga-de-orelha-vermelha. Ainda segundo a coordenadora do curso, o projeto prevê um aumento no número de sessões, conforme sua evolução. “Futuramente, o objetivo é oferecer quatro sessões por semana, em dois dias diferentes”, ressalta.

O Projeto de Zooterapia da Max Planck incluirá, no segundo semestre, sessões de equoterapia, com duas éguas mansas que estão em fase de adaptação.

Piloto

O projeto piloto foi realizado em julho do ano passado, na sede da APAE e contou com a presença das professoras responsáveis e dos terapeutas da instituição. Cerca de 20 crianças participaram da sessão, realizada com dois animais-terapeutas: uma coruja suindara, denominada ‘Bebê’, e um coelho mini-lop, o ‘Paçoca’. “A receptividade aos animais foi excelente, as crianças responderam muito bem à interação e os resultados foram positivos”, ressalta a professora Roberta B. Manacero.

Nenhum comentário: