Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dia da Comunidade Japonesa será celebrado dia 21 no Ciaei

Cantora Karen Ito será uma das atrações.
Foto: divulgação.
A celebração do Dia da Comunidade Japonesa em Indaiatuba acontece no domingo, 21 de junho, na Sala Acrísio de Camargo do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), que fica na Avenida Fábio Roberto Barnabé, 3665, no Jardim Regina. As festividades começam a partir das 15 horas e vão até às 18 horas.

O evento é organizado pela Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) em parceria com a Prefeitura Municipal. Trata-se de uma oportunidade para a população do município e da região apreciar um belo festival de manifestações da cultura japonesa. A programação conta com apresentações de canto, dança, taiko (tambores) e exposição.

Participam desse festival alunos da EMEB Miyoji Takahara, EMEB Osório Germano e Silva Filho e Escola de Língua Japonesa da Acenbi, grupos de dança da Acenbi e da Associação Nipo-Brasileira de Salto. Outras duas atrações completam a programação artística: o grupo de taiko Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia e a cantora Karen Ito, de São Paulo.

A entrada é gratuita e o público poderá ainda participar de sorteios de prêmios no final do evento.

Desde 2011
O Dia da Comunidade Japonesa passou a ser comemorado em Indaiatuba a partir de 2011, após ser instituído por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores em 2010. A data integra o calendário oficial do município para ser celebrada no terceiro domingo de junho.

O mês de junho faz referência à chegada do navio que trouxe o primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil. O dia 18 de junho de 1908, quando chegou o navio Kasato Maru no porto de Santos (SP), representa o marco da imigração japonesa no país.

80 anos em Indaiatuba
Em Indaiatuba, a história da imigração japonesa está completando 80 anos nesse ano. Essa data festiva será homenageada durante a Fenui 2015 (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba), que acontecerá em julho no Pavilhão da Viber.

O primeiro imigrante japonês a chegar a Indaiatuba foi Nakaji Gomassako, em 1935. Ele se estabeleceu com sua família na Fazenda Pimenta para cultivar algodão e arroz em terras arrendadas. A partir da década de 1940, outras famílias japonesas se fixaram no município para exercerem atividades agrícolas. E foi nessa área que os japoneses prestaram importante contribuição, durante décadas, no desenvolvimento do município. A Festa do Tomate, promovida pela colônia japonesa em parceria com o poder público, ficou conhecida inclusive em outros Estados.

A participação da comunidade japonesa continua preponderante até os dias atuais no crescimento de Indaiatuba. A população de origem japonesa está inserida nos diferentes segmentos da sociedade indaiatubana. Representada pela Acenbi, a comunidade japonesa participa ativamente de atividades sociais, culturais, filantrópicas e esportivas. Além do Dia da Comunidade Japonesa, destacam-se também o Concurso Regional da Canção Japonesa, NipoFest, Festa do Sushi, Bazar Beneficente e Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino).

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da instituição: www.acenbi.org.br. Veja também fotos e outras informações na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba

Nenhum comentário: