Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SESI Campinas apresenta a comédia ‘Calango deu! Os causos da Dona Zaninha’

Crédito da foto: Sergio Santoian.
O SESI Campinas Amoreiras recebe nos dias 16 e 17 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h, o espetáculo Calango Deu! Os Causos Da Dona Zaninha, da Cia. Caititu e Luminis Produções. A comédia, escrita e interpretada por Suzana Nascimento, tem direção de Isaac Bernat e a entrada é gratuita.

Construído ao longo de cinco anos com base em uma pesquisa de vocabulário, hábitos, histórias, canções e crenças de Minas Gerais, o monólogo é uma celebração à cultura popular. Dona Zaninha é guardiã de um rico acervo de memórias, uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda em sua sabedoria sobre o tempo. Além de surpreendentes contos de amor, de assombração, de padres e beatas, ela também convida a plateia a cantar o calango com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. O ritmo, presente principalmente no interior mineiro e em áreas da baixada fluminense, é um canto com métricas definidas e linhas de rima escolhidas pelos músicos, com forte tom de humor que impõe desafios entre os participantes. Assim como a benzedeira e o cantador, o contador centraliza experiências profundas da vida em sociedade nessas regiões.  

SESI Viagem Teatral
O programa é realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP, dividido em três modalidades – montagens cênicas inéditas, não inéditas e ação arte-educação –, apresentando um panorama da produção cênica brasileira contemporânea e proporcionando variadas experiências estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade com grandes nomes da dramaturgia.

Cia. Caititu
A junção da atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento, do diretor, ator e professor de teatro Isaac Bernat e da produtora Aline Mohamad dá resultado ao primeiro trabalho da companhia, um sucesso de público e crítica: Calango deu! Os causos da Dona Zaninha. Além de ter no currículo sete temporadas de sucesso em dois anos nos palcos cariocas, o espetáculo tem sido apresentado em diversos festivais, como a Feira do Livro de Ribeirão Preto, Cena Contemporânea, onde a peça foi considerada pelo público a melhor produção nacional e a atriz Suzana Nascimento, a melhor atriz do festival.

Luminis Produções
Inicialmente, a Luminis foi uma associação entre o cineasta e produtor Joel Zito Araújo, o produtor Renato Mattarelli e a atriz e produtora teatral Maria Ceiça. A empresa reúne as experiências profissionais destes produtores e traz em sua bagagem conexões com as empresas atendidas por eles.  Em 2012, ganhou o prêmio FATE (Fundo de Apoio ao Teatro) da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para a montagem do espetáculo Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha, o primeiro trabalho com assinatura da Luminis Produções Artísticas como realizadora.

Ficha Técnica
Autoria: Suzana Nascimento | Direção: Isaac Bernat | Elenco: Suzana Nascimento | Direção de produção: Aline Mohamad | Cenário e figurino: Desirée Bastos | Bonecos: Suzana Nascimento | Preparação musical: Pedro Amorim | Iluminação: Aurélio de Simoni | Edição de som: André Poyart | Operação de luz: João Gioia | Produção executiva: Gabriel Salabert  

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 16 e 17 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Modalidade: juvenil/adulto
Gênero: comédia
Informações: (19) 3772-4100 | e-mail: caccampinas1@sesisp.org.br
Entrada gratuita: Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda-feira, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do SESI-Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h e no dia do evento, até às 13h. Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação. São permitidos dois ingressos por pessoa. Os ingressos remanescentes – aqueles que não foram reservados pela internet ou que não foram retirados na Secretaria – são liberados 1h antes do início do espetáculo, no Teatro do SESI Campinas, sem direito a escolha de assento.
Será mantida uma cota para entrega na Secretaria Única, nos mesmos horários de troca da reserva on-line, para as pessoas que não tenham acesso à internet.

Nenhum comentário: