Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 6 de maio de 2015

SESI Campinas Amoreiras apresenta a comédia musical ‘Thácht’

Foto: Rafael Motta - Agência Nitro.
O SESI Campinas (Amoreiras) recebe nos dias 9 e 10 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h, o espetáculo Thácht, com direção de Eid Ribeiro. A tragicomédia musical, do Grupo de Teatro Armatrux, tem direção musical de Walner Lucas e traz no elenco Cristiano Araújo, Rogério Araújo e Eduardo Machado. A entrada é gratuita.

O diálogo entre os cômicos Rafa e Rufo e a memória de Siboney, uma diva transformista que ganha vida nas recordações da dupla, além da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas, oferecem, de forma delicada, uma visão sobre o fim da vida artística de atores e circenses, trazendo à cena vagas lembranças vividas no picadeiro.

Seguindo a tradição do Teatro de Variedades, o espetáculo vem acompanhado de piano e violino ao vivo e dá prosseguimento à pesquisa do grupo em manipulação de objetos. Com muito humor negro, eles desenvolvem uma conversa absurda, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador.

Histórias sobre médicos e outros elementos da condição humana, inerentes à velhice se misturam a memórias do circo. O tema, raramente abordado pela dramaturgia nacional, traz ao palco a desigualdade social vivida e o desamparo da classe artística dos palhaços mambembes, de uma maneira poética, crítica e existencial. 

SESI Viagem Teatral
O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP, dividido em três modalidades – montagens cênicas inéditas, não inéditas e ação arte-educação – apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

Grupo de Teatro Armatrux
Fundado em 1991 em Belo Horizonte, o Grupo Armatrux completa em 2015 uma trajetória voltada para a investigação artística de diferentes linguagens teatrais – teatro de rua, circo-teatro, bonecos, teatro físico e palhaços. O Armatrux já se apresentou em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior de Minas Gerais. Thácht celebra a parceria com o diretor e dramaturgo Eid Ribeiro, reforçando uma das características mais pulsantes do Grupo: a de fortalecer a interação de suas linguagens, buscando sempre a originalidade em seus discursos e a continuidade da pesquisa de linguagem que tem como foco a busca de uma encenação sustentada pelo trabalho do ator.

Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Eid Ribeiro | Elenco: Cristiano Araújo, Rogério Araújo e Eduardo Machado | Direção musical: Walner Lucas | Direção técnica: Cristiano Araújo, Eduardo Machado e Rogério Araújo | Direção administrativa financeira: Paula Manata e Raquel Pedras | Direção de produção: Tina Dias | Preparação vocal: Marina Machado | Preparação corporal: Luiz Lerro | Cenários, bonecos e criação gráfica: Eduardo Félix | Design de luz: Edimar Pinto | Figurinos: Marney Heittman | Maquiagem Siboney e assessoria de maquiagem: Xisto Lopes | Trilha sonora: Eid Ribeiro | Costura: Maria Vieira | Assistência de direção: Eduardo Machado | Design gráfico: Samara Gonçalves | Fotografia: Bruno Magalhães e Nitro | Assessoria de comunicação: Paula Senna | Assessoria de imprensa e redes sociais: Astronauta Comunicação | Assessoria jurídica: Drummond & Neumayr Advocacia | Gestão financeira de projetos: Cris Lima/Clac Cultural | Grupo Armatrux: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Rogério Araújo e Tina Dias.

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 9 e 10 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h
Capacidade: 366 lugares, 8 para PNE
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Modalidade: adulto
Gênero: tragicomédia musical
Informações: (19) 3772-4100 | e-mail: caccampinas1@sesisp.org.br
Entrada gratuita – Os ingressos podem ser reservados pelo sistema MEU SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do SESI-Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h e no dia do evento, até às 13h. Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação. São permitidos dois ingressos por pessoa.
Será mantida uma cota para entrega na Secretaria Única, nos mesmos horários de troca da reserva online, para as pessoas que não tem acesso à internet. Os ingressos remanescentes – aqueles que não foram reservados pela internet ou que não foram retirados na Secretaria – são liberados 1h antes do início do espetáculo, no Teatro do SESI Campinas, sem direito a escolha de assento.

Nenhum comentário: