Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 5 de maio de 2015

Pró-Memória e Unicamp realizam novas oficinas da Escola do Patrimônio

Foto: Arquivo Laís Fernandes - SCS/PMI.
A Fundação Pró-Memória e a Unicamp, por meio do projeto Escolas do Patrimônio, disponibilizará à população, a partir do dia 15 de maio, oficinas gratuitas que tratam da questão do patrimônio, história e memória. As inscrições ocorrerão a partir do dia 6 de maio por meio do site da fundação, pelo telefone (19) 3875-8383 e presencialmente, no Casarão Pau Preto, localizado na rua Pedro Gonçalves, 477, Jd. Pau Preto. O projeto, que teve início em Indaiatuba no segundo semestre de 2014, agora terá os temas direcionados para a área de educação.

Segundo o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus e um dos coordenadores do curso, junto com o professor Marcos Tognon da Unicamp, esse ano o projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e com a Diretoria Regional de Ensino de Capivari, possibilitando tanto professores da rede municipal como da rede estadual de ensino da região participarem dos cursos de forma gratuita. 

Para atender tal demanda, Gustavo afirma que alguns cursos do projeto serão ministrados em Indaiatuba e em Capivari. Além disso, pretende-se abrir turmas especiais em horários diversos durante a semana. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha completado o Ensino Médio.

A primeira oficina acontecerá no dia 15 de maio no Casarão Pau Preto, das 8h às 17h, no Casarão Pau Preto. “Trouxemos um professor especialista de Ouro Preto, Minas Gerais”. Ele acrescenta que os horários e dias especiais serão definidos de acordo com a procura do público. O início das inscrições para os demais cursos ocorrerá quinze dias antes de sua realização.  Segue abaixo a lista dos cursos ofertados.

Tema: Paleografia e pesquisa histórica: questões sobre a leitura de fontes e produção do conhecimento histórico
Responsável: Prof. Tércio Voltani Veloso (Universidade Federal de Ouro Preto)
Ementa:
O curso proposto pretende discutir aspectos que relacionem as fontes históricas, a pesquisa histórica e a produção do conhecimento histórico, no intuito de produzir uma compreensão mais profunda da História enquanto disciplina a ser ensinada. O ponto central desse curso será a leitura e transcrição de documentos manuscritos; porém, procurando relacionar a prática paleográfica com as discussões em torno da produção do conhecimento histórico. Dessa forma, num primeiro momento, serão trabalhadas algumas relações básicas entre o arquivo (enquanto fonte), a memória e a produção científica da História.
O segundo momento do curso será relacionado diretamente às formas de análise e transcrição de documentos. Pretende-se apresentar tipos de transcrição e alguns problemas mais recorrentes no trato com essa documentação específica; porém, servindo como exercício para questões que outras fontes podem colocar. Posteriormente, serão analisadas as práticas arquivísticas e o acesso à informação exponencialmente alargado nos dias atuais. Todas essas questões propostas levarão à reflexão sobre a prática do historiador e do professor de História no mundo contemporâneo. Como objetivo particular, procuram-se oferecer aos alunos ferramentas, alternativas e questões que possam ajudar a entender de que forma a História – seus temas, suas investigações e tudo o mais – é, mais do que um dado, uma construção.
Atividade Prática
Métodos, práticas e “truques” do trabalho com documentos; exercícios de transcrição e trabalho com tipologia dos documentos.
Período: 15 de maio de 2015 - 8h às 12h e 13h às 17h
Total: 12 horas/aula

Tema: Fundamentos de Geoprocessamento para a paisagem cultural e natural: conceitos, técnicas e aplicações
Responsáveis: Prof. Dr. André Luiz dos Santos Furtado / Profa. Msc. Maria Isabel Figueiredo Pereira de Oliveira Martins
(Embrapa Monitoramento por Satélite, Campinas)
Ementa:
Os sistemas de informação geográfica são técnicas que possibilitam a integração e o processamento de variadas fontes de dados cartográficos em ambiente digital. A oficina tem como objetivo apresentar os principais conceitos que norteiam os fundamentos e aplicações dessas técnicas, que proporcionam subsídios para o entendimento das dinâmicas presentes no espaço geográfico.  Para o alcance do objetivo exposto será apresentada a contextualização dos sistemas de informação geográfica, na qual se dará ênfase em temas que perpassam desde a evolução histórica das técnicas e aplicações, até as aplicações existentes no período atual que condizem com o objetivo do curso.
Temas principais da oficina: Histórico de desenvolvimento das geotecnologias; Estrutura de dados: Modelo vetorial e matricial; Introdução ao sensoriamento remoto; Interface de softwares; Aplicações e produtos gerados com dados vetoriais e matriciais
Atividade Prática
Aquisição e manuseio dos dados; Georreferenciamento e vetorização manual de imagem; campo no entorno do Casarão Pau Preto.
Período:
13 e 20 de junho de 2015 - 9h às 12h e 14h às 17h
Total: 12 horas/aula.

Nenhum comentário: