Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Semana do Meio Ambiente terá teatro de bonecos em escolas de Santa Bárbara

Divulgação.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente em Santa Bárbara d’Oeste, quatro escolas da cidade vão receber o espetáculo infantil Coração Verde entre os dias 8 e 10 de junho. As apresentações fazem parte do projeto cultural Bonecos Itinerantes de Repertório, viabilizado através da lei de incentivo fiscal ProAC, com patrocínio da empresa Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S/A e produção da D’Color Produções Culturais, de Campinas. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Centro de Controle de Zoonoses.

O espetáculo ocorre em um caminhão cujo baú vira um palco de teatro. Coração Verde é uma peça interativa, alegre e recheada de canções que resgatam a cultura popular do Brasil. O meio ambiente é o foco central da história e, por isso mesmo, são usados bonecos feitos com papel machê, materiais recicláveis e sucatas.

Desmatamento, tráfico de animais, contaminação da água, poluição da natureza – diante de tanto mal causado pelo homem, os personagens percebem que o Planeta Terra pede socorro e se manifestam contra esse estado de abandono. Juntos, o rato, o gambá, a plantinha Camomila, a minhoca Nhoca, o macaco Bugio, os índios e as crianças Nestor, Júlia e João, sensibilizados, se unem para ajudar a saúde do planeta propondo ações coletivas em um mutirão às margens do rio Naturê. Assim, o nosso ‘Coração Verde’ começa a pulsar mais forte mostrando que, com ações conjuntas, fica mais fácil conservar e cuidar da natureza.

Grupo Grumaluc
À frente da peça está o Grupo Grumaluc. Dedicado ao teatro de bonecos, foi fundado em 1994, na cidade de Salvador/ Bahia. Tudo começou por acaso, pelo amor à arte e pelo encantamento que o boneco transmitia às suas duas integrantes fundadoras: Márcia Marchette e Teca Rios. O grupo escreve seus próprios textos, monta trilhas inéditas para os espetáculos e, desde o ano 2000, atua em Campinas e interior do estado de São Paulo com projetos infantis elaborados para a arte-educação, com temas sobre a conservação do meio ambiente.

Sobre a D’Color Produções Culturais
Empresa de Campinas (SP) focada em assessoria, planejamento e execução de projetos culturais em parceria com diversos segmentos através de leis de incentivo. Possui a missão de fomentar a cultura no Brasil e disseminá-la para o maior número de pessoas.

Serviço
Projeto Bonecos Itinerantes de Repertório em Santa Bárbara D’Oeste
Espetáculo Coração Verde, com Grupo Grumaluc
Duração do espetáculo: 35 min / Censura: Livre
Realização: D’Color Produções Culturais – Telefone: (19) 3256-4500  -  www.dcolor.art.br

Programação
Data: 08/06
Horário: 09h30
Local: CIEP Leonel Brizola
Endereço: Rua Guaianazes, 875 - Santa Rita de Cássia

Data: 08/06
Horário: 14h
Local: CIEP Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti
Endereço: Rua Grécia, 506 - Jardim Europa

Data: 09/06
Horário: 09h e 15h
Local: EMEFEI Maria Augusta Bilia
Endereço: A. Amizade, 3400 - Pq. Planalto

Data: 10/06
Horário: 09h e 14h
Local: ADI Dr. Euvaldo de Queiroz Dias
Endereço: Rua Goiânia, 1062 - Jd. Esmeraldo.

Nenhum comentário: