Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Indaiatuba monitora ictiofauna do rio Capivari-Mirim

Foto: Giuliano Miranda.
A Atol Consultoria Ambiental, contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), realizou no sábado (16) a 5ª campanha de monitoramento na área onde está sendo construída a barragem do rio Capivari-Mirim. Serão feitas ainda outras oito campanhas.

O objetivo do monitoramento é verificar a condição da ictiofauna local e o quanto a obra irá impactar na população de peixes. A empresa também será a responsável pelo manejo e salvamento dos animais durante a obra, que conta com um canal de transposição dos peixes no período da piracema. As coletas são feitas em seis pontos localizados em dois corpos d’água, sendo cinco no rio Capivari-Mirim e um no córrego afluente direto do rio, onde são utilizadas redes de espera, tarrafa, covos, peneira e redes de arrasto.

Os técnicos da Atol constataram a existência de uma grande diversidade de peixes no Rio Capivari Mirim. Cerca de 550 peixes foram capturados e soltos durante o levantamento, sendo os de maior ocorrência lambari, tambiú, ximboré, piava, piaba, peixe cachorro, traíra, tuvira, cascudo, lebiste, cará e mandi chorão.

Nenhum comentário: