Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Indaiatuba Eco terá exposição do Museu do Mar de Santos

Foto: arquivo SCS/PMI. 
A Expo Museu do Mar será uma das atrações da terceira edição da exposição Indaiatuba Eco, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de maio. Este ano a exposição, promovida pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, continuará nas futuras instalações do Parque da Criança, no Parque Ecológico. No dia 29, a Indaiatuba Eco será aberta exclusivamente para escolas que tiverem interesse em visitar as instalações com seus alunos. O evento abrirá as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Essa exposição itinerante com o tema A Vida no Mar é um dos principais projetos mantidos pela Sociedade Museu do Mar. O evento itinerante já percorreu diversos Estados com o propósito de levar uma mostra do acervo biológico mantido pelo museu na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Voltada a estudantes de todos os níveis escolares e à comunidade em geral, a Expo-Museu do Mar têm despertado em seus visitantes o fascínio pelo mar, o interesse no conhecimento das questões relativas ao meio ambiente e a conscientização coletiva quanto à necessidade de preservação dos oceanos. O objetivo é proporcionar o conhecimento dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior; fazer conhecer a importância ecológica dos principais ecossistemas costeiros; apresentar as diversas formas de poluição marinha que afligem os oceanos e promover, através da conscientização ecológica, a preservação da vida no mar, como forma de garantir a subsistência às futuras gerações.

A Expo Museu do Mar é composta por 13 vitrines, com exposição dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior e uma vitrine com painel abordando o tema Poluição Marinha. Nela, estarão expostos os vários fatores que estão contribuindo para a degradação da flora e fauna marinhas e as cinco formas de poluição dos mares.

Também compõem a exposição painéis fotográficos; um albatroz-viajeiro, medindo três metros de envergadura (a maior ave marinha do mundo); uma réplica em fibra de vidro das maxilas de um tubarão pré-histórico – o Carcharodon megalodon, extinto há 30 milhões de anos; uma réplica de um tubarão anequim e até um tanque de contato com espécies marinhas vivas. A grande atração é o esqueleto de baleia Minke, medindo 8,5 metros de comprimento.

Durante o período de permanência do evento, uma equipe de monitores apresentará sessões do teatro de fantoches Mar não é lugar de lixo, mar é lugar de bicho, direcionado ao público infantil, levando sempre uma mensagem ecológica de preservação ambiental.

Indaiatuba Eco
A terceira edição do Indaiatuba Eco seguirá o mesmo modelo implantado na primeira edição, em 2013, mas este ano vem com a proposta de inserir o ser humano de uma forma mais concreta no contexto ambiental da exposição e focar um pouco mais na questão da reciclagem.

Segundo o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a proposta é incrementar a exposição sem perder a característica inicial. “Vamos montar uma pequena usina de reciclagem no recinto para mostrarmos como é feito esse trabalho no município. A utilização responsável de recursos naturais continua o ponto central da exposição e, dessa forma, queremos que os visitantes vejam e tenham vontade agir, de provocar mudanças”, ressaltou o secretário.

Outra novidade que poderá ser visitada pela população será o Viveiro de Mudas, que também será reproduzido no local pela equipe da Secretaria. Entre os elementos do Indaiatuba Eco que devem permanecer na edição de 2015, mas que também trarão novidades, estão a mini fazenda, a doação de mudas de árvores, doação de animais e a soltura de alevinos nos lagos do Parque Ecológico.

Em 2014, cerca de 25 mil pessoas prestigiaram a segunda edição da exposição, que foi realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho. As novidades do ano passado foram as exposições externas dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zé Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata, que voltam este ano ao Parque. Na fazendinha, além dos animais de pequeno porte, foi montada uma Casa do Caipira e uma pequena “roça” com diferentes fases das plantações de milho, arroz e feijão e uma horta orgânica. O labirinto verde, que será uma das atrações permanentes do Parque da Criança, fez e deve fazer novamente sucesso entre os pequenos visitantes da exposição.

Nenhum comentário: