Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 19 de maio de 2015

GRVI: mais um aliado na divulgação de alerta contra a dengue em Indaiatuba

Foto: divulgação.
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba recebeu no último mês o apoio do GRVI (Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba) que está colaborando e fazendo a distribuição de panfletos e folders sobre o combate à dengue em diversos eventos e escolas particulares. A primeira contribuição do GRVI foi durante as atividades do dia 1º de Maio, com a distribuição de panfletos e orientações sobre a dengue para as pessoas que estavam no Parque Ecológico.

O grupo, que realiza seus encontros na Escola Estadual Milton Leme de Prado, na Cecap, também já recebeu uma capacitação do agente de saúde e assessor do Programa de Controle da Dengue Ulisses Bernardinetti. Na ocasião, Bernardinetti informou sobre a doença, sintomas os cuidados e como eliminar os criadouros para evitar o aparecimento do mosquito. Lembrou sempre aos integrantes do GRVI que a dengue é uma doença de cidadania e que todos têm que ter consciência e responsabilidade em eliminar os criadouros dos seus quintais.

Segundo o coordenador do GRVI, Ademir Manoel da Silva, o grupo hoje ainda não responde a nenhum Órgão Oficial, pois ainda não está atuando na rua. “Por enquanto, o grupo, que recebeu um treinamento da equipe de combate à dengue, está colaborando com a Saúde na parte educacional em escolas particulares e estaduais”.

O grupo também já fez panfletagem e colocou cartazes do HPV nas escolas particulares e, após treinamento, irá orientar os profissionais da construção civil sobre os cuidados da dengue.

GRVI
O Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba foi criado dentro da lei do voluntariado – Lei n° 9.608 de 18 de fevereiro de 1998.

O GRVI (Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba) foi criado com o intuito de auxiliar as forças públicas da cidade, como Bombeiros, Ambulância 192 e Defesa Civil, em casos de catástrofes e ocorrências do dia a dia em que nosso auxílio seja necessário. O grupo é composto por Bombeiros Civis, Resgatistas, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiras, Fisioterapeutas, entre outras pessoas que estão dispostas a contribuir com sua ajuda na sociedade. Os criadores do grupo Ademir Manoel da Silva, Paulo Cesar Feijão (Agente de Defesa Civil de Indaiatuba) e Devanir Viana dos Santos (Ex-Bombeiro Militar).

O objetivo do GRVI é resgatar vidas em situações de risco iminente e promover assistência social e a educação de forma gratuita, observando-se formas complementares de participação nos termos da lei; promover o desenvolvimento sustentável, defendendo, preservando e conservando o meio ambiente; promover o voluntariado e a integração social; promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;  promover a instrução, formação e aperfeiçoamento técnico de seus membros, bem como desenvolvimento de comportamento ético compatível com as atividades desenvolvidas pela associação e promover cursos, palestras, encontros e treinamentos.

O Grupo GRVI realiza os seus encontros na Escola Milton Leme do Prado, na Cecap. O e-mail é contatosgrvi@gmail.com.

Nenhum comentário: