Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 26 de maio de 2015

Cia. Domínio Público e GRUPU se apresentam no SESC Campinas

Texturas sonoras e diferentes movimentos provocam uma experiência estética sedutora em Persephassa, espetáculo que inaugura a parceria entre a Cia. Domínio Público – grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea – e o GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp). A produção será apresentada no SESC Campinas na próxima quinta-feira (28/5), às 21h, com entrada gratuita.  A direção cênica é de Holly Cavrell e a musical, de Fernando Hashimoto.

Inspirado na obra monumental para sexteto de percussão de compositor grego Iannis Xenakis (1922-2001), o espetáculo é apresentado em formato não convencional: os músicos se dispõem em círculo ao redor da plateia e os bailarinos dividem o espaço central com os espectadores. Persephassa levanta, assim, uma reflexão sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador, onde o artista e o espectador estão presentes na ação cênica.

Persephassa é uma obra monumental da música do século XX, concebida em 1969 pelo arquiteto e compositor Iannis Xenakis, no formato de sexteto de percussão. A composição é um dos primeiros trabalhos musicais a utilizar a disposição espacial dos instrumentistas como um elemento composicional da obra. Com a intenção de criar uma apreciação musical não convencional, o compositor dispõe os músicos em círculo ao redor da plateia. Inspirado no mito grego de Perséfone, a obra contempla uma relação muito forte com ciclos: desde a disposição espacial dos instrumentos à dramaturgia da composição musical.

A Cia. Domínio Público também se inspirou no mito, nos ciclos e nos fortes estímulos sonoros para desenvolver uma dramaturgia corporal permeada pela relação metafórica dos elementos naturais (terra, água, fogo e ar) com as qualidades do movimento, por jogos cênicos e improvisações. A percepção sonora provocada pela disposição espacial, somados à pesquisa da dança em diálogo direto com o espectador que a Cia. Domínio Público vem realizando em seus espetáculos mais recentes criam um fluxo estimulante de ações e reações, num jogo em que a plateia torna-se também um elemento composicional do espetáculo. Persephassa provoca uma experiência estética em um ambiente instigante permeado pela reverberação de sons e movimentos que propõe questionamentos sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador.

Ficha Técnica
Criação: Cia. Domínio Público e GRUPU
Direção Cênica: Holly Cavrell
Direção Musical: Fernando Hashimoto
Bailarinos: Gustavo Valezi, Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’ Ajello, Sara Mazon e Talita Florêncio
Músicos: Anna Layza, Fernanda Zucchi, Fernando Hashimoto, Isadora Conte, Otavio Antoniacci Neto, Rodolfo Arilho
Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte
Design Gráfico: Julio Giacomelli
Fotos e Vídeos: Coronel Mostarda

Serviço
Espetáculo Persephassa
Cia. Domínio Público e GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp)
Quando: 28 de maio (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: SESC Campinas – Teatro de Arena (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas) Telefone (19) 3737-1500
Entrada gratuita
Duração: 30 minutos. 

Nenhum comentário: