| Foto: Arquivo SCS/PMI. |
É tempo de Maio Musical, mas o destino quer que o novo
concerto da Banda Villa-Lobos seja
uma das atrações da Virada Cultural, no dia 24 de maio, às 10h, no Ciaei. A
entrada é gratuita e Wladimir Soares, que é o atual diretor artístico da Corporação Musical Villa-Lobos,
promete um espetáculo cheio de supresas, a começar pelo nome do concerto: A
Banda in Progress & Fragmentos da Banda, uma paráfrase de work in progress, por se tratar de um
espetáculo experimental que trabalha com o conceito de desconstrução e
reconstrução da banda durante o concerto. O mote desse espetáculo, explica o
diretor, veio de uma obra de Dmitri Shostakovich, a Abertura Fantasia, que vai ser tocada pela primeira vez pela Banda
Villa-Lobos. E por ser uma estreia, o espetáculo vai seguir por esse caminho,
apresentando um repertório que os próprios músicos sugeriram. No processo de
desconstrução, serão apresentados números musicais com instrumentos solos, com
duos, trios, quartetos, quintetos, quintetos dobrados – e aí a orquestra já
começa a ser restaurada, com a apresentação de um combo, seguido de uma jazz band, para terminar em grande
estilo com toda a banda novamente em cena. E os dois regentes desta verdadeira
banda sinfônica que privilegia os instrumentos de sopros serão o maestro-titular
Samuel Nascimento de Lima e o maestro-assistente, Tiago Morandi Roscani.
Quem trouxe a música de Shostakovich para os ensaios da
banda foi o maestro Tiago Morandi Roscani, que já havia participado de uma
apresentação com uma orquestra sinfônica. Apaixonado por esse concerto, Tiago
encontrou um arranjo para banda sinfônica e sua empolgação contagiou todos os
músicos. Trata-se de um concerto forte, arrebatador, que estreou em 1954 no
Teatro Bolshoi, em Moscou, para comemorar o 37º aniversário da Revolução de
Outubro (1917).
O resto da história é o próprio Tiago quem conta: “Na época, o maestro do Bolshoi, Vassili
Nebolsin, viu-se sem um novo trabalho adequado para abrir o concerto e contatou
Shostakovich apenas alguns dias antes do evento. O compositor trabalhou com
rapidez, completando a composição em três dias. Ele, aparentemente, baseou-se
na Abertura de Russlan e Ludmilla, de
Mikhail Glinka (1842) e possui o mesmo ritmo animado e estilo de melodia.
Enquanto reflete o estilo de Shostakovich, a peça como um todo usa dispositivos
clássicos muito convencionais de forma e harmonia.
A versão original da
obra começa com uma fanfarra nos metais, seguido por uma melodia rápida nas
madeiras. As cordas assumem essa melodia e a peça chega a um clímax com um
motivo de quatro notas. De repente, a música atinge uma melodia mais lírica nas
trompas e violoncelos. Shostakovich desenvolve este material em seu estilo
típico, usando ambos os temas em contraponto. No final, a fanfarra retorna e
leva para uma ‘coda’ empolgante.
A obra é uma peça
muito conhecida do repertório orquestral. A transcrição para banda de concerto
foi feita por Donald Hunsberger e essa versão foi executada em importantes
eventos, como os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou e no Concerto de Abertura
do Prêmio Nobel de 2009”.
A peça inicial desta apresentação da Banda Villa-Lobos
oferece toda essa empolgação mas deixa para o grand finale um clímax ainda mais entusiasmante, com a execução de um medley de canções do Deep Purple. E, como tem rock no final, a banda ganha uma participação especial de um
roqueiro de verdade: para fazer os solos de guitarra, o concerto A Banda In Progress contará com os riffs sempre instigantes de Roberto
Tempesta, que também é jornalista, publicitário e hamburgueiro.
Shostakovich no início, Deep Purple no final. E o recheio? O
programa completo ficou assim:
1 - Fantasia - Abertura Festiva, Dmitri
Shostakovich, regente Tiago Morandi Roscani;
2 - Melodia Sentimental, Heitor Villa-Lobos -
Dueto de sax alto (Samuel Nascimento de Lima) e clarinete (Tiago Morandi
Roscani, também autor do arranjo);
3 - Allegro Moderato, Eugene Bozza - Dueto
de Flauta (Carolina Monteiro) e Oboé (Victor Perroni);
4 - Remexendo, Radamés Gnatali - Arranjo
para Quinteto de Clarinetes (dobrados) de Aldevino Brandemburgo;
5 - When
I’m Sixty-Four, Lennon &
McCartney, arranjo de Ramón Richard;
6 - Samba de Uma Nota Só, Antonio Carlos
Jobim, arranjo de Walter Lang;
7 - Low, Hector Costita, arranjo para combo
de Antonio Carlos Neves, regente Samuel Nascimento de Lima;
8 - Birdland, Joseph Zawinel, arranjo para big band de John Higgins, regente Samuel
Nascimento de Lima;
9 - Deep Purple Medley, arranjo para banda
sinfônica de Toshiko Sahashi, regência de Samuel Nascimento e participação
especial do guitarrista Roberto Tempesta.
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