Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Visita temática discute decoração e colecionismo na Fundação Ema Klabin

Galeria une todos os ambientes e apresenta pinturas  de grandes mestres 
da arte e banco gótico do século XIV. Foto: divulgação.
Decoração ou arte? Partindo do rico acervo da Fundação Ema Klabin, o setor educativo da casa-museu promove a visita temática Colecionismo e Decorativismo.   O encontro propõe uma reflexão sobre a prática do colecionismo e a função dos objetos ditos decorativos.

“Muitos objetos se deslocam do seu contexto original e ganham função decorativa. Na galeria da casa-museu, por exemplo, temos um grande banco gótico de sacristia, decorado com flores-de-lis (França, sec. XIV). Nesse espaço, o banco deixou de ter sua função original e ganhou função decorativa”, lembra Fabiana Vanz, do setor educativo da casa-museu.

Aberta ao público há oito anos, a Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. A casa de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha e tem um jardim assinado por Burle Marx.   

Concerto
Após a visita, às 16h30, o público pode conferir, no espaço de eventos da casa-museu o espetáculo Sobre Todas as Cordas pelo Programa Música do Mundo. O concerto abrange uma gama de sonoridades através do universo das cordas: violão, viola caipira, violino, cello, violão de 7 cordas, tiple, alaúde árabe, kanun, bousuk, guitarrón, cavaquinho, guitarra, cuatro venezuelano, charango, kora ñgoni, bolón, guimbre, baixo acústico e piano.  O grupo é formado por Rui Barossi, Danilo Penteado, Eduardo Lobo, Sami Bordokan, Helena Picazzio e Carlinhos Antunes. No repertório, uma viagem musical que vai da bossa nova ao frevo, dos ritmos de fronteira ao samba e ao jazz, da música oriental e africana ao choro, do musette francês à música indiana.

Serviço
Visita Temática - Data: 18/04 (sábado)- Horário: 14h30 às 16h30
Concerto Sobre Todas as Cordas - Horário: 16h30
Entrada franca 
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fone: (11) 3062-5245       

Nenhum comentário: