Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 28 de abril de 2015

Vinhedo: cadastramento ambiental de propriedades rurais termina dia 6 de maio

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, informa que o cadastramento ambiental de propriedades rurais da cidade termina no próximo dia 6 de maio.

O cadastramento das propriedades rurais deve ser feito no Sicar – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, com os dados básicos das propriedades rurais existentes no município. O cadastro é obrigatório para todas as propriedades e posses rurais e os dados informados são declaratórios (como é, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda); ou seja, são de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural.

O cadastramento está sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, agora localizada na Praça Santana, no Centro da cidade. Mais informações e agendamento devem ser feitos pelo telefone 3826-7888, com Rosangela Grigoletto, das 8h00 às 17h00.

O cadastramento independe da situação das terras: com ou sem matrícula, registros de imóveis, ou transcrições. O intuito do cadastro é a regularização ambiental e não a regularização fundiária. Os dados do Sicar farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

O recadastramento está sendo feito mediante um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Vinhedo. O órgão estadual cedeu equipamentos para inscrição no imóvel rural.

Nenhum comentário: