Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 10 de março de 2015

Espetáculo percorre interior do estado contando a história do Rio Tietê para alunos da rede pública

Divulgação.
O grupo teatral Último Tipo vai percorrer nove cidades do estado de São Paulo nesse mês de março com o espetáculo Rio que passa lá, que conta a história do Rio Tietê. O teatro infantil, que começa suas apresentações em Araraquara no dia 16, será realizado para um total de 3600 alunos do interior do estado na segunda quinzena de março. Os estudantes que assistem a peça recebem também um livro sobre a história mostrada no espetáculo. O projeto tem a realização da Direção Cultura e do Grupo Último Tipo, e é patrocinado pela Syngenta, através da Lei de Incentivo ProAC/ICMS.

Com temática ambiental, o espetáculo inédito conta através da fantasia teatral a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades, inclusive a capital, percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no Rio Paraná.

É o próprio Rio Tietê que conta sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura, ele conhece a cultura de diversas cidades, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza.

O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado, além de mostrar também a relação do homem com o meio ambiente, tanto a destruição da mata ciliar e a poluição quanto a preservação em outros locais, em que ele é usado até pra pesca e nado.

Além da criação e apresentação do espetáculo, o grupo realizou a produção de um livro um livro de literatura infantil com a história da peça, que é distribuído ao final do espetáculo para todas as crianças. As apresentações começam pela cidade de Araraquara e continuam por Matão, Itápolis, Catanduva, Jales, Novo Horizonte, Jaú, Lençóis Paulistas e Ourinhos.

Serviço
Teatro – Peça Rio que Passa Lá
16/03 - Araraquara
17/03 - Matão
18/03 - Itápolis
19/03 - Catanduva
23/03 - Jales
24/03 - Novo Horizonte
25/03 - Jaú
26/03 - Lençóis Paulistas
27/03 - Ourinhos.

Nenhum comentário: