Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mostra fotográfica ‘Horizontes Naturais’ em março no Centro Cultural em Vinhedo

Divulgação.
O Salão de Exposição do Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, no Centro de Vinhedo, abrigará entre os dias 2 e 31 de março a mostra fotográfica Horizontes Naturais, que traz 40 trabalhos de fotógrafos e artistas da região mostrando olhares diferentes sobre a natureza, inclusive de Vinhedo.

Além das 22 fotografias coloridas e em preto e branco, oito quadros e duas ilustrações, também haverá um painel interativo com fotos de quatro pontos turísticos de Vinhedo. Os visitantes que acertarem as respostas sobre os locais concorrerão a livros, que serão sorteados ao final da mostra. A abertura da exposição será na próxima segunda-feira, 2 de março, às 19h30, no Centro Cultural e será aberta ao público.

 Segundo os organizadores Eliane Alves e Mateus Costa Barros, da Editora Horizonte, localizada em Vinhedo, a exposição faz parte de um projeto multidisciplinar batizado de Horizontes Sustentáveis, que visa trabalhar temas ambientais em diversas vertentes, como a cultura, a educação e o meio ambiente. “Contamos com o apoio das três secretarias (de Cultura e Turismo, de Educação e de Meio Ambiente e Urbanismo) para a realização de diversas ações que integram este projeto e que terão como finalidade levantar os problemas ambientais do município, refletir sobre eles e apresentar propostas para contorná-los”, explicam.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h, com entrada gratuita. As visitas monitoradas, inclusive para grupos escolares, podem ser agendadas das 8h às 16h pelo telefone (19) 3876-5162.

Projeto permanente
As próximas ações do projeto Horizontes Sustentáveis incluem o lançamento do livro Abayomi, em maio; oficinas de educação ambiental oferecidas a todas as turmas do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino; uma caminhada fotográfica para as crianças descobrirem os problemas ambientais da cidade, em setembro e uma grande instalação artística no Memorial do Imigrante, apresentando os resultados das oficinas ambientais e artísticas, no mês de novembro.

De acordo com os organizadores da Editora Horizonte, em 2016, o projeto Horizontes Sustentáveis ampliará suas ações, capacitando professores da rede municipal de Vinhedo e levando as oficinas e mostras para as outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Estamos muito satisfeitos, pois a Prefeitura, compreendendo a importância do projeto e compartilhando de sua visão de mudança socioambiental imprescindível neste momento de crise ambiental, abriu os espaços públicos, disponibilizou canal de contato com as escolas e estudantes e forneceu orientação técnica ambiental”, ressaltaram Eliane e Mateus.

Serviço
Mostra Fotográfica Horizontes Naturais
Abertura: segunda-feira, 2 de março, às 19h30
Visitação: até 31 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini - Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, Vinhedo
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: