Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Prefeitura de Vinhedo caminha para atender toda a demanda da lista de espera em creches municipais

O prefeito Jaime Cruz, ao lado do secretário de Educação, Dr. Luiz Fernando,
anunciam os novos números de atendimentos em creche em Vinhedo.
Foto: divulgação.
Na tarde desta quinta-feira, dia 27, apenas sete crianças aguardavam uma vaga nas creches municipais. Depois de um longo trabalho de planejamento e execução de metas na área de educação infantil na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, caminha para atender nos próximos dias toda a demanda de crianças de 4 meses a 3 anos que aguardam uma vaga nas creches das unidades de ensino infantil de Vinhedo.  Para a faixa etária de 4 a 5 anos não há lista de espera. Vale ressaltar que, no início de 2009, cerca de 700 crianças aguardavam vaga na lista. Como a listagem, no site da Prefeitura, é atualizada quinzenalmente, os novos números serão apresentados na próxima atualização da lista, programada para a semana que vem.
No início de 2009, a Prefeitura de Vinhedo tinha cerca de 500 crianças matriculadas em creche. Somente neste mês de novembro de 2014, para comparação, foram chamadas 319 novas crianças, na faixa etária de 4 meses a 3 anos, que começarão a frequentar as creches no início de 2015. Atualmente, 3.484 crianças são atendidas nas 19 unidades de ensino infantil da Rede Municipal de Ensino.
A conquista é resultado de um longo trabalho desenvolvido nos últimos anos com a construção de novas unidades de ensino infantil, reforma e ampliação das já existentes e reestruturação para otimização de vagas, regulamentando os procedimentos de inscrição, reformulação e adaptação da lista de concessão de vagas, que passou a ser feita por meio de regiões. “Todas estas medidas, realizadas desde 2009, têm garantido mais rapidez no atendimento às crianças que estão na lista de espera, sem contar que o atendimento da demanda de vagas em creche é uma das metas que constam no nosso Plano Municipal de Educação, em tramitação na Câmara Municipal. Sabemos que a procura por vagas em creches é contínua e crescente. Fico feliz por esta conquista, mas precisamos trabalhar para atender as novas famílias que irão nos procurar; por isso, já estamos planejando para o próximo ano a construção de duas novas unidades de ensino infantil na região mais populosa de Vinhedo, a Capela, porque nossa preocupação é proporcionar ensino de qualidade a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Apenas com 1 mês de espera, Gracie Kelly recebeu esta semana a confirmação de que seu filho, de 5 meses, tem uma vaga garantida no CEI Marquês de Rabicó para o próximo ano. Ela foi à Secretaria de Educação na quarta-feira, dia 26 e disse estar feliz porque poderá realizar a sua jornada de trabalho diária tranquilamente. “Assim que meu filho completou 4 meses já procurei a Prefeitura para matriculá-lo na creche porque preciso trabalhar. Apresentei a documentação e depois de todo o processo foi muito rápido. Agora poderei trabalhar despreocupada porque sei que ele será bem cuidado na creche”, disse a moradora do Jardim Nova Canudos.
Michele Pereira, moradora do Jardim das Paineiras, também matriculou a filha de 8 meses para poder trabalhar. “Meu filho mais velho, de 5 anos, já frequenta a creche, mas colocando a pequena também vai me ajudar muito”, declarou.
“Pensar em Educação é entender o quanto é decisivo para os pais e, consequentemente, para o bem estar da família, a tranquilidade e segurança em contar com a Prefeitura como parceria do processo educacional. Trabalhamos para que nossas unidades de ensino tenham todo o conforto e excelência na qualidade educacional para a formação contínua do cidadão. E sabemos, neste processo, o quanto a parceria com a família é primordial para alcançarmos estes resultados positivos”, afirmou Dr. Luiz Fernando de Biasi, secretário municipal de Educação.

Duas novas unidades no próximo ano
Uma das ações para abrigar a demanda crescente a cada ano e ampliar o número de crianças atendidas com qualidade e de forma gratuita nas unidades de ensino infantil é a construção de novas unidades. Ainda este ano, a Prefeitura inicia a construção de uma unidade de educação infantil no Jardim Von Zuben (próximo à sede do projeto Clube da Criança), por meio do programa pró-infância do Governo Federal. A obra deverá ser concluída em setembro de 2015.
Outra unidade será construída no bairro Vida Nova 3, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A área, doada pela Prefeitura, já foi aprovada pelo Fundo de Desenvolvimento Educacional e o projeto está na fase de licitação da obra.

Nenhum comentário: