Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O Autor na Praça recebe Luiz Galvão com o livro "Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB"

No próximo sábado, dia 6 de dezembro, O Autor na Praça recebe o músico, compositor e poeta Luiz Galvão, que integrou o revolucionário grupo musical Novos Baianos. Galvão vai autografar o livro Novos Baianos – A história do grupo que mudou a MPB. Além da sessão de autógrafos, também haverá um recital poético-musical e um pocket show com músicas dos Novos Baianos, performances poéticas de Luiz Galvão, Lahiri Galvão, Manuca Almeida (poeta e autor da música Esperando na Janela, sucesso de Gilberto Gil), acompanhados da cantora baiana Renata Bastos e Luam Moraes (Filho de Bola, integrante do Novos Baianos). Haverá a participação do Gato Felix, integrante do grupo e do cartunista Junior Lopes.

Sobre o livro
As páginas deste livro revelam as histórias de um dos principais grupos da Música Popular Brasileira nos últimos cinquenta anos: os Novos Baianos. Luiz Galvão, um dos fundadores, é quem conta os bastidores de um dos símbolos da afirmação da liberdade e da democracia no Brasil. Moraes Moreira, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Jorge Gomes, Pepeu Gomes, Dadi, Charles Negrita, Baixinho, Bola Morais, Gato Felix, Paulinho Boca de Cantor e o próprio Galvão inscreveram Acabou Chorare e Preta Pretinha no imaginário brasileiro e promoveram a versão tropical do que seria a cultura hippie, com um ideário de solidariedade e prazer. O livro conta também as desventuras do jovem grupo que surgiu na década de 1970, a relação com as drogas, as trapalhadas com a polícia e o cotidiano intenso vivido em comunidade.
Anos 1970, o Brasil mandava no futebol e a MPB estava em alta. Considerado pela imprensa nacional como o mais destacado grupo musical daquela época, os Novos baianos faziam o contraponto entre a essência de serem artistas calouros e ao mesmo tempo a linha de frente na mídia da época. Em um tempo em que generais comandavam o Brasil e os fundadores do movimento Tropicalista, Gil e Caetano, foram viver em exílio, um grupo que vivia em comunidade criou o movimento Novo Baianos, que veio atender à juventude hippie e anárquica, ávida por transformações.
Esse livro foi escrito por um de seus membros mais atuantes, o poeta Luiz Galvão, responsável pela maioria das letras do grupo. Lançado originalmente em 2007 com o título Anos 70 e Novos Baianos, se esgotou rapidamente. Agora, essa nova edição chega sob o título Novos Baianos – a história do grupo que mudou a MPB. A obra foi toda reescrita, novos capítulos foram inclusos, além da discografia e letras dos 14 discos lançados pela banda. Ao todo, são 20 novas fotos, todas do arquivo pessoal do fotógrafo Mario Luiz Thompson, que acompanhou o grupo do início ao fim, registrando desde o lado profissional, em espetáculos, até a intimidade dos seus membros, em casa, junto com as crianças ou nas peladas de futebol. Um livro recheado de histórias e narradas por quem fez parte delas. O improviso do primeiro show, a mudança para São Paulo, os três dias que passaram fome, a fuga da prisão, a relação conturbada com as drogas, os problemas com a polícia, a revolução sexual à brasileira, a parceria com o pessoal do Tropicalismo e como foi a saída de Moraes Moreira (o primeiro a deixar o grupo) são algumas histórias que estão no livro. Luiz Galvão conta ainda como os Novos Baianos emplacaram os grandes sucessos Preta pretinha, Brasil Pandeiro, Menina Dança e Acabou Chorare, título do álbum que seria eleito em 2007 pela revista Rolling Stone “a maior obra prima da música brasileira”. Um livro para fãs, adoradores da música e da história da música popular brasileira, em particular, vivido por um de seus grupos mais importantes. Novos Baianos – A história do Grupo que mudou a MPB - Lazuli Editora, 336 págs., R$39,90.

Sobre Luiz Galvão
Conhecido artista por seu trabalho no grupo Novos Baianos, vem apresentado em shows sua carreira solo, que tem como objetivo preparar seu  trabalho para a gravação de um CD com o mesmo nome Galvão com a Palavra. Galvão apresenta-se acompanhado por uma banda com 8 componentes, entre músicos e vocalistas. Este poeta tem 3 livros editados e mais de 100 músicas gravadas, tendo como parceiros Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira. Algumas de suas músicas são gravadas por intérpretes como Gal Costa, Zizi Possi, Mariza Monte, Lulu Santos, Daniela Mercury, Vânia Abreu e Luiz Melodia. Sua música de maior sucesso, Preta Pretinha, no momento está vinculada ao comercial da Coca Cola. Tudo isso vem dar ao seu nome considerada penetração na mídia nacional. Galvão com a Palavra traz principalmente o retorno da poesia à Música Popular Brasileira, respondendo a uma cobrança que vem sendo feita por setores importantes do público do show business, do rádio e televisão. Diante do posicionamento do artista, mantendo o nível do seu trabalho ao longo do tempo e do compromisso com causas tão relevantes como ecologia, palavra antidroga, defesa do social, presença poética e raízes miscigenadas, vale a pena pagar pra ver o florescer e a frutificação desse momento do artista em presente para o seu público e para nossa realidade (imagens do livro: http://musica.uol.com.br/album/2014/10/14/novos-baianos-a-historia-do-grupo-que-mudou-a-mpb-as-imagens-do-livro-de-luiz-galvao.htm).

Serviço
O Autor na Praça apresenta tarde de autógrafos do livro Novos Baianos, com Luiz Galvão
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 6 de dezembro, sábado, 15h - Informações: Edson Lima (11) 3739-0208 / 95030-5577
Realização: Edson Lima, Aapbc, Eufrasio Gato e Ulisses Freitas. Apoio: Hawyka Produções, Max Design, Pantemporâneo, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português (barraca de comida portuguesa na Feira da Benedito Calixto).

Nenhum comentário: