Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Conjunto de Música Antiga da ECA-USP se apresenta no SESI Campinas Amoreiras

Foto: Nathy Silva.
O Conjunto de Música Antiga da ECA-USP, primeiro do gênero em uma universidade brasileira, sobe ao palco do Teatro do SESI Campinas Amoreiras no próximo dia 6 de dezembro às 20h. O show 300 anos de BaRock traz no repertório músicas dos séculos XVI ao XVIII, do período Renascentista e Barroco. A entrada é gratuita.
As peças são executadas com réplicas de instrumentos de época, em uma formação inédita no Brasil: cordas e flautas-doces acompanhadas por baixo contínuo realizado por pequenos cravos denominados espinetas. Idealizado pela Profª Drª Mônica Lucas, do Departamento de Música da ECA-USP, o conjunto leva ao público obras de gênios famosos em sua época que hoje são praticamente desconhecidos no Brasil.
Criado em 2001, o grupo, ligado à Universidade de São Paulo, desenvolve uma proposta que alia ensino, pesquisa e interpretação musical de alta qualidade. Seus participantes dominam a técnica de instrumentos antigos, trabalham ativamente em diversos setores da pesquisa histórica, traduzem e estudam tratados antigos, editam partituras e reproduzem instrumentos. O conjunto reúne alunos da graduação, pós-graduação e extensão cultural, professores do Departamento de Música da ECA e profissionais convidados.

Ficha Técnica
Direção artística: Profª Drª Mônica Lucas
Violino: Clara Sawada, Samira Giro Zeber, Letizia Taboada Roa, Fernando Moreira de Lima, Marcus Held, Octávio Amado Gaspar e Lucas Biscaro
Viola: Kauê Belisário da Silva e Felipe Galhardi
Violoncelo: Diego Rodrigo Alves
Contrabaixo: Augusto Andrade
Espineta: Prof. Dr. Mario Rodrigues Videira Jr.

Serviço
Conjunto de Música Antiga da ECA-USP
Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras - Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália, Campinas
Datas e horários: dia 6 de dezembro, às 20h
Capacidade: 366 lugares e 6 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100
Gênero: música erudita
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretária Única do SESI Campinas Amoreiras às quartas e quintas, das 8h às 20h e às sextas e sábados, das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: