Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Obra de Villa-Lobos no concerto da Sinfônica da Unicamp na próxima sexta

O mestre Villa-Lobos está na pauta do concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que será realizado na próxima sexta-feira (14), às 20h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp), com entrada gratuita. A apresentação integra a série Panorama da Música Brasileira.
Com regência de Cinthia Alireti e solos de Lars Hoefs (foto), o conjunto interpreta as obras integrais para violoncelo – dois concertos e uma fantasia – com adaptações para orquestra de câmara assinadas por David Astridge. Apaixonado pela música de Villa-Lobos, Hoefs executou as obras integrais para violoncelo e piano do compositor durante o 50º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro e também registrou esse repertório em CD.
Em janeiro de 2015, ele será o diretor artístico do primeiro Villa-Lobos International Chamber Music Festival, que acontecerá na Universidade de California, Riverside. O evento contará com a participação do California Quartet, Peter Sprague String Consort e outros artistas, além de estreias de obras de compositor brasileiro Paulo C. Chagas.  Ainda em 2015, Hoefs irá executar a obra de Villa-Lobos em Londres, Paris e Berlim, entre outras cidades.
Lars Hoefs completou seu doutorado e mestrado em violoncelo na University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard. Obteve seu bacharelado em violoncelo na Northwestern University, orientado pelo pedagogo Hans Jorgen Jensen.
No Brasil, atuou como concertino e spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Minczuk e, em 2013, assumiu o cargo de Professor de Violoncelo e História da Música na Unicamp.  

Cinthia Alireti, regente
Após seu retorno ao Brasil em 2012, a maestrina Cinthia Alireti tem sido frequentemente convidada para atuar como regente e musicóloga em projetos no Brasil e no exterior. Recentes eventos incluem um concerto com a orquestra Collegium musicum Potsdam, na Alemanha, onde dirigiu Os Planetas, de Gustav Holst e a estreia da sua edição crítica da ópera La Lotta d´Ercole con Acheloo, de Agostino Steffani, executada durante o Festival del Valle d’Itria, em Martina Franca, na Itália.
Após graduar-se no curso de composição musical da Universidade de São Paulo sob a orientação do compositor Willy Corrêa de Oliveira e do pianista Gilberto Tinetti, Cinthia Alireti se especializou em regência, canto e cravo durante os cursos de mestrado e doutorado na Universidade de Indiana (Bloomington) nos Estados Unidos.
Na área de regência, aperfeiçoou-se com grandes maestros e professores, entre eles Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló eThomas Baldner.
Teve, ainda, a oportunidade de trabalhar e estudar com grandes intérpretes da música barroca, como Stanley Ritchie, Paul Elliot, Eva Legêne, Barry Baughess, Paige Whitley-Baughess, Nigel North e Elisabeth Wright.
Em maio de 2008, esteve à frente do Bloomington Early Music Festival, dirigindo as récitas da ópera Tigrane, de Alessandro Scarlatti, sendo o convite ocasionado pelas populares performances do Anima e Corpo Ensemble, um grupo de instrumentos de época especializado em óperas e gêneros dramáticos do período barroco que foi fundado e dirigido pela maestrina. 
Paralelamente à música barroca, atuou em diversos projetos de música contemporânea, destacando-se a première da ópera El retablo de Maese Pedro, de Gerardo Dirié e a performance do clássico Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg.
Durante especializações em Paris (Sorbonne) e em Saarbrücken (Universität des Saarlandes), estendeu sua pesquisa sobre edições críticas e a obra do compositor Agostino Steffani, paralelamente a atuações como regente e cravista.  

Programa
Heitor Villa-Lobos – Integrais das obras para violoncelo e orquestra
Concerto nº 1 para violoncelo e orquestra
Fantasia para violoncelo e orquestra
Concerto nº 2 para violoncelo e orquestra
(adaptações para orquestra de câmara realizadas por David Astridge)

Serviço
Série Panorama da Música Brasileira
Concerto – Orquestra Sinfônica da Unicamp
Cinthia Alireti, regência
Lars Hoefs, violoncelo
Quando: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: