Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mais um curta Campineiro na Academia de Cinema de Hollywood

O curta metragem A Última Estação será exibido dia 29 de outubro (quarta-feira) às 19h no Museu da Imagem e do Som, em Campinas.
O curta, de Marcos Craveiro (com assistência de direção de Hélcio Henriques), de 2009, foi oficialmente aceito pela Curadoria do Acervo da Academia de Cinema de Hollywood neste mês de outubro de 2014. O acervo tem mais de 30 mil filmes que ganharam ou foram indicados ao Oscar de todos os tempos e ainda possui coleções de diretores prestigiados, como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Steven Spielberg, entre outros. Do Brasil, os únicos filmes que estão no acervo são Orfeu Negro, Abril Despedaçado, Central do Brasil e os curtas João da Mata Um Documento (de Marcos Craveiro, que foi feito 1985, em 35 mm, em coprodução com a LC Barreto) e Uma Visita de Walt Disney ao Brasil, de 1943.
Marcos Craveiro conseguiu uma coleção em seu nome na Academia, onde já tem seu terceiro filme. Foi convidado a participar do acervo quando se encontrou com o diretor, em 1985, então presidente da Academia, o diretor de cinema Robert Wise (Noviça Rebelde, Amor Sublime Amor, O Dia em que a Terra Parou, Star Trek etc.), que achou muito bons seus curtas e convidou-o oficialmente a doar seus trabalhos à Academia a partir daquela data, mediante a aceitação da curadoria de cada gestão.

Sobre A Última Estação
O curta metragem de ficção de Marcos Craveiro conta sobre um jovem humilde, Pedro (Sidney Laranjeira) e seu grande amigo, Gustavo (Ricardo Rosa), ambos empenhados em realizar um sonho: fazer um filme na velha estação de trem da cidade para reverenciar a memória de seu avô, que era ferroviário e tentar conseguir um patrocínio para Associação de Preservação de Trem da Cidade.
Pedro consegue um emprego de projecionista em um cinema tradicional no centro da cidade, para tentar arrumar dinheiro e produzir seu filme. O gerente do cinema (Hélcio Henriques) alerta que não sabe quanto tempo ainda o cinema ficará aberto, mas mesmo assim Pedro arrisca. Depois de contar ao gerente do cinema sobre sua ideia de fazer um filme, este resolve incentivá-lo e empresta uma velha filmadora de Super 8. Tudo complica quando o cinema fecha e Pedro fica sem muita saída para terminar sua produção.
A Última Estação fala sobre a preservação: da ferrovia, dos cinemas de rua e, principalmente, sobre a preservação do sonho. O roteiro é do próprio Marcos com o ator Sidney Laranjeira, que também atua no curta. No elenco, além de Sidney Laranjeira, estão Hélcio Henriques, Gilberto Luiz Gatti, Ricardo Rosa e conta também com a participação especial do voluntário Caio Fernando, guia mirim de passeios da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (como ele próprio). O filme tem locações em Campinas, na Estação Anhumas e no Cine Paradiso (o último cinema de rua em Campinas).

Sobre o diretor 
Marcos Craveiro mora em Campinas, tem 54 anos e estudou propaganda na PUC Campinas em 1980. Realizou mais de 50 filmes em Super 8 mm na década de 70 e 80, muitos premiados no Brasil e no exterior (entre eles, documentários com a atriz Regina Duarte (Close Up Regina Duarte,premiado no festival Grife Fotoptica em 1979) e Marília Pera – A Feiticeira).
O diretor comemora o convite.
Fez três cursos de roteiros e cinematografia com o diretor Robert Wise em seus estúdios em Sunset Gower, nos EUA, em 1980, 1983 e 1985. Na década de 80, realizaram três curtas metragens em 35 mm, todos em parceria com a LC Barreto, do Rio de Janeiro – João da Mata (1983); Medalha de Ouro (1984) e A Força do Amor (1986). João da Mata – Um Documento (1983) foi convidado para participar do Oscar em 1985 e ficou entre os 10 mais votados pela Academia como melhor curta daquele ano (somente os primeiros cinco mais votados é que entram para a lista do Oscar de cada ano) e por isso foi convidado para fazer parte do Acervo da Academia (o primeiro e último filme que faz parte desse acervo é o documentário sobre a visita de Walt Disney ao Brasil, em 1945).Depois da exibição no festival FILMEX em Los Angeles, este também foi convidado para entrar para a coleção de filmes do American Film Institute, em Washington, como o primeiro filme brasileiro a fazer parte daquela coleção, que fica na Biblioteca do Congresso Nacional em Washington, uma das mais famosas coleções do mundo. Em setembro de 2009, foi convidado pela diretoria do World Cinema Foundation (por Alberto Luna, a pedido de Martin Scorsese) a doar uma cópia de seu filme à instituição, que tem sede em Roma.
Medalha de Ouro (1984), que conta a vida de um campeão de Ginástica Olímpica de Campinas, Carlos H. Silvestre, também foi convidado a fazer parte da Coleção do AFI na Biblioteca do Congresso Americano.
Fez em 1985 o curso de Cinema e Roteiro com Robert Wise e, depois disso, se dedicou à carreira de comerciais para a TV e hoje em dia, além de escrever roteiros para cinema e fazer curtas no formato digital (seu trabalho Dois Atos, de 2005, foi exibido no Festival Internacional de Nova York naquele mesmo ano). Marcos representa os estúdios Sony Pictures, Columbia e Fox Filmes no interior de São Paulo.
Participou em 2008 da Competição Oficial do I Festival de Cinema de Paulínia, com o curta João da Mata Um Documento.
Em 2009, realiza dois filmes curta metragens para participar do II Festival de Cinema de Paulínia – um de ficção, A Última Estação e um documentário com coautoria de Paulo Queiróz (o mesmo que realizou a fotografia de João da Mata – Um Documento) intitulado A Máquina do Tempo, ambos com tema central focados na preservação ferroviária e com a participação do guia mirim dos passeios da Maria Fumaça, Caio Fernando.

Ficha Técnica
Roteiro original: Marcos Craveiro & Sidney Laranjeira
Elenco: Sidney Laranjeira, Hélcio Henriques, Ricardo Murilo Rosa, Gilberto Luiz Gatti, Sergio Falasqui, Caio Fernando Cezarino e Neli Cezarino
Participação: Trio Maria Fumaça
Produção e direção: Marcos Craveiro
Preparação de Atores: Hélcio Henriques
Câmera: Marcos Craveiro e William Pereira
Edição: Marcos Craveiro
Assistente de Edição: Sergio Falasqui
Assistente de Direção: Hélcio Henriques e William Pereira
Assistente de Produção: William Pereira
Fotos de Cena: William Pereira
Trilha Sonora: Marcelo Giorgetti

Curta-metragem ficção - Cor – Digital - 1,33 – Som Estéreo – Tempo: 14 minutos – Produção: Brasil 2009 – Classificação indicativa: Livre – Certificado de Produto Brasileiro para a obra A Última Estação: CPB 10012721
Trailer do filme no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6onaUPWdaOs

Local da Exibição: MIS - Rua Regente Feijó, 859 (Palácio dos Azulejos) Centro de Campinas
Dia 29 de outubro de 2014 às 19h
Entrada franca.

Nenhum comentário: