Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Expoflora apresenta as miniflores e plantas como tendências do mercado floricultor

Foto: divulgação.
A tendência da floricultura nacional em 2014 é marcada pelas miniplantas que chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em pequenos vasos para que fiquem menores. São vários os produtos oferecidos na versão minilírios, antúrios, kalanchoes, sansevieria, orquídeas e cactus, entre outros. Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades.
Entre eles, destaque para as dálias de vaso e de corte, para a sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas, anêmonas e ranúnculos. Um espetáculo de cores, magia e alegria, parafraseando o tema da exposição de arranjos florais.

Pesquisa e crescimento do mercado
“O lançamento de produtos novos no mercado exige pesquisa e desenvolvimento de variedades que se adaptem satisfatoriamente e alcancem os resultados esperados. Isso demanda tempo, estudos e investimentos; para o produtor chegar a estes resultados, teve que antever este cenário. Buscar informações de mercado, fazer um verdadeiro planejamento futuro para ir ao encontro do que os profissionais e consumidores procuravam”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa Veiling de Holambra que, juntamente com a Coperflora, responde por 50% de todo o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais. Apenas na Cooperativa Veiling já constam do catálogo de produtos as versões mini do ananás, aspargo, cactus – inclusive do mandacaru –, crisântemo, cyclamen, orquídea denphalaen, girassol, ixora amarela e vermelha, violeta, kalanchoe e kalanchoe dobrado, samambaia havaiana e schefflera (arbusto). No mercado estão disponíveis, também, minivioletas, bico de papagaio, alocácias e gérberas.
São as novidades e as tendências que movimentam a floricultura nacional. Apesar da falta de mão de obra especializada e de chuvas na região Sudeste, grande produtora, o mercado deve crescer de 8% a 10% este ano, na mais pessimista das previsões. A Expoflora é a grande vitrine para que isso aconteça, pois permite apresentar ao mercado as novidades do setor e avaliar a opinião do público consumidor.

Serviço:
33ª Expoflora
Data: de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140
Ingressos: R$34,00 na bilheteria
Informações para o público: (19) 3802-1421 www.expoflora.com.br e expoflora@expoflora.com.br.

Nenhum comentário: