Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SESI-SP apresenta mostra inédita de cinema francês

Cena de Hiroshima Meu Amor, que faz parte da mostra.
O SESI-SP, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, realiza sua segunda mostra dedicada à produção cinematográfica francesa. Cine SESI-SP no Mundo: Cinema Francês, dos Primórdios aos Nossos Dias traz ao público paulista oito produções de diferentes gêneros e períodos para todas as idades, de 7 de agosto a 25 de setembro, em 20 municípios do Estado de São Paulo. 
De acordo com o crítico de cinema Cássio Starling, a mostra se destaca por abranger as principais etapas do surgimento do cinema francês, do pioneirismo do chamado Primeiro Cinema, com o famoso curta-metragem Viagem à Lua (1902), de Georges Meliès, até o trabalho de uma das mais influentes criadoras do cinema contemporâneo, Claire Denis, que assina a direção de 35 Doses de Rum (2009).
Considerada perdida durante décadas, a versão restaurada de Viagem à Lua (pintada à mão por Meliès fotograma a fotograma) será exibida acompanhada pelo documentário A Viagem Extraordinária, que retrata os desafios de uma das mais complexas restaurações na história do cinema.
A curadoria também inclui longas pouco difundidos de diretores associados à nouvelle vague – movimento criado por jovens cineastas franceses no final da década de 1950 que revolucionou a linguagem audiovisual. “O maior diferencial da mostra é apresentar ao público variados momentos históricos de uma cinematografia que por mais de um século tem exercido influência central sobre todas as outras”, diz Starling.
Outros destaques são Hiroshima Meu Amor (1959), de Alain Resnais e Pele de Asno (1970), de Jacques Demy – este último com Catherine Deneuve no elenco. Além dessas obras, serão exibidos títulos de cineastas como Chris Marker, Agnès Varda e Claude Chabrol.
“Esta é uma grande oportunidade para o espectador ser conduzido pela rica história do cinema francês por meio de produções diversificadas que raramente são exibidas no circuito comercial”, afirma Diana Vaz, analista responsável pela área de Artes Visuais e Audiovisual do SESI-SP.
A exibição de todos os filmes é digital, com áudio original e legendas em português. Para consultar a programação completa, acesse www.sesisp.org.br/cultura.

Sobre o projeto Cine SESI-SP no Mundo
Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para a cinematografia de diversos países. O projeto, realizado por meio de parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial.

Sinopses dos filmes
Viagem à Lua | Le Voyage dans la Lune
Aventura, 13 min. / Direção: Georges Meliès
França, 1902, exibição digital, preto e branco, legendado em português
L – Livre para todos os públicos
O professor Barbenfouillis convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de guarda-chuva.

A Viagem Extraordinária | Le Voyage Extraordinaire
Documentário, 65 min. / Direção: Eric Lange e Serge Bromberg
França, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português
 L – Livre para todos os públicos
Documentário sobre o fundamental Viagem à Lua (1902), clássico da ficção científica realizado por Georges Méliès e restaurado em 2010.

Hiroshima, Meu Amor | Hiroshima Mon Amour
Drama, 90 min. / Direção: Alain Resnais
França/ Japão, 1959, exibição digital, preto e branco, legendado em português
16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Participando de um filme sobre a paz em Hiroshima nos anos 50, uma atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês às margens do Rio Oda. Tudo isso traz lembranças de sua juventude na cidade de Nevers durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual foi perseguida e apaixonou-se por um soldado alemão.

Pele de Asno | Peau d'âne
Musical, 100 min. / Direção: Jacques Demy
França, 1970, exibição digital, colorido, legendado em português
L – Livre para todos os públicos
Baseado no conto homônimo de Charles Perrault. Em um reino distante, a rainha em seu leito de morte fez o rei prometer que só voltaria a se casar com uma mulher mais bela do que ela. Mas em todo o reino, apenas uma pessoa era dotada de tal beleza: sua própria filha. Desesperada, a princesa pede ajuda à sua fada madrinha para retardar a união. Conseguindo escapar do seu triste destino escondida sob uma pele de asno, ela passa a viver numa modesta cabana na floresta.

O Fundo do Ar É Vermelho | Le Fond de l'air est rouge
Documentário, 180 min. / Direção: Chris Marker
França, 1977, exibição digital, colorido, legendado em português
14 – Não recomendado para menores de 14 anos
As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 1968 no mundo inteiro. Desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga ou os movimentos estudantis e operários franceses, Marker nos relembra constantemente que não se pode simplificar o que nada tem de simples: as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade.

Serviço
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Cinema Francês, dos Primórdios aos Nossos Dias
Período: de 7 de agosto a 25 de setembro, sempre as quintas-feiras, às 20h.
Local – Teatro do SESI Campinas Amoreiras - Av. Amoreiras 450- Pq. Itália / Campinas
Telefone: (19) 3772- 4184.

Nenhum comentário: