Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Paulo Climachauska mostra sua arte em Jardim projetado por Burle Marx

Foto: divulgação.
A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin realiza a segunda edição do projeto Jardim Imaginário.  O objetivo é que a arte contemporânea possa dialogar com a arquitetura e com o acervo da fundação em sua especificidade, por meio de trabalhos inéditos cujo ponto de partida, tanto físico quanto simbólico, seja o jardim projetado por Roberto Burle Marx na década de 50.
O artista plástico Paulo Climachauska apresenta dez “trepa-trepas” (2,50 x 2,00 x 2,00)  espalhados  pelo jardim da fundação.  A instalação faz alusão aos brinquedos infantis ironizando demandas de ludicidade com a produção contemporânea. Todos na cor branca, os trepa-trepas  foram agrupados para ressaltar apenas a questão construtiva – em uma perspectiva geométrica própria capaz de provocar diferentes leituras. A curadoria é de Gilberto Mariotti.
O artista – Paulo Climachauska nasceu em São Paulo em 1962 e formou-se em História e Arqueologia Pela Universidade de São Paulo. Participou das Bienais de São Paulo, Havana, Lima e Mercosul, em Porto Alegre. Realizou exposições individuais no Moderna Musset, de Estocolmo e na Galeria Millan, em São Paulo, entre outras. Entre as exposições coletivas de que participou, estão quatro edições do Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, além de outras ocorridas no Henry Moore Institute, em Leeds, na Inglaterra, no Museu de arte Contemporânea de Toyota no Japão e no Museum of Fine Arts em Houston, Texas. Possui obras nos principais acervos públicos do Brasil, a exemplo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca Municipal de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Coleção Gilberto Chateaubriand.

Fundação terá canto coral pelo Programa Tardes Musicais
No próximo dia 30 de agosto, o Coral Il Canto Del Mondo se apresenta na fundação pelo Programa Tardes Musicais. O grupo, formado por seis vozes líricas, tem direção artística e regência da renomada musicista Karin Uzun e será acompanhado pelo o violinista Alexandre D’Antonio.
Além de boa música, quem chegar uma hora antes do espetáculo poderá conferir o acervo de mais de 1500 obras de arte e duas exposições: A Casa da Rua Portugal, que conta a história do Jardim Europa e da construção do imóvel-sede da Fundação Ema Klabin e o projeto Jardim Imaginário.

Serviço:
Projeto Jardim Imaginário - Trepa- Trepa  - Paulo Climachauska
Curadoria: Gilberto Mariotti
Abertura: dia 30 de agosto às 14h - Aberta ao público em geral
Período: de 30 de agosto a 25 de outubro -  Terça a sexta - das 14h às  17h.  Sábados de show: das 14h às 16h30
Ingresso: De terça a quinta: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).  Professores não pagam.
Dias gratuitos e sem agendamento: sextas e sábados de show
Indicação: Livre

Tardes Musicais – As Mulheres na Música – Canto Coral
30/08 – Show Il Canto Del Mondo - Horário: 16h30 
Entrada Gratuita
Lotação: 180 pessoas
Indicação: Livre
Aos sábados de show, visitação gratuita ao Museu a partir das 14h
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43 - Jardim Europa - São Paulo | 01446-020
Fone: (11) 3062-5245   
Não há estacionamento no local
http://emaklabin.org.br/

Nenhum comentário: