Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Voos, música e luzes tomam o Largo do Rosário neste fim de semana

Cores, música, luzes e voos, com um enorme poleiro repleto de aves, num espetáculo ao ar livre, para comemorar o aniversário de 240 anos de Campinas. É o Perch: uma celebração de voos e quedas, que será apresentado nos dias 19 e 20 de julho, sábado e domingo, às 17h15, no Largo do Rosário.
Na noite desta quarta-feira, dia 16, uma prévia do espetáculo, chamada de Fragmentos do Processo do Perch, foi apresentada a convidados no galpão multiuso do SESC Campinas. O prefeito Jonas Donizette, a primeira dama Sandra Ciocci e o secretário de Cultura, Ney Carrasco, estiveram presentes.
“É um lindo espetáculo que vai ser mostrado ao povo de Campinas e vem enriquecer a programação do aniversário de 240 anos da cidade. Estou muito feliz da Cultura estar inserida no contexto de um projeto internacional que reúne artistas em diversas plataformas artísticas”, disse o prefeito.
Perch significa '”poleiro”. Fantasiados com figurinos que remetem a pássaros, os atores penduram-se em edifícios e praticamente “voam” à vista do público.

Projeto internacional
O “Perch” é um projeto internacional iniciado em janeiro de 2012 pelo grupo Lume Teatro, em parceria com a Secretaria de Cultura de Campinas e o SESC Campinas. O espetáculo reúne cerca de 200 participantes em diversas plataformas artísticas como música, projeções, teatro ao ar livre, picadeiro circense e duas orquestras, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a Orquestra Sinfônica da Unicamp.
O projeto é resultado da parceria entre três coletivos de pesquisas teatrais: o Lume Teatro, de Campinas, o Conflux, da Escócia e o Legs on the Wall, da Austrália. O “Perch” será apresentado simultaneamente no Brasil e na Escócia. Campinas será a única cidade brasileira a receber o espetáculo.
As duas orquestras, juntas, irão executar a trilha sonora do “Perch” ao vivo, regidos pelo maestro da Sinfônica Municipal, Victor Hugo Toro. A trilha sonora foi composta pelo irlandês Sthephen Deazley. Dentre os artistas, serão 80 músicos apresentando-se no Brasil.
O secretário de Cultura, Ney Carrasco, disse que “Perch” não é somente um espetáculo: “É uma superprodução que envolve duas orquestras, um elenco enorme, cerca de 200 artistas de habilidades diferentes, a união de três companhias teatrais de diferentes continentes, para esse trabalho magnífico. É uma coincidência feliz termos o espetáculo nas comemorações dos 240 anos”.

Histórico
Desde o início do projeto, em 2012, diretores e artistas dos três grupos realizam intercâmbios práticos de experiências artísticas e de trabalho nos três países. Em outubro de 2013, foi realizado um “espetáculo-piloto” no Largo do Rosário, em Campinas, como uma prévia do espetáculo que Campinas assiste em julho de 2014.

Nenhum comentário: